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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Liana Nise Martins-
dc.contributor.authorSoares Júnior, Jair Lino-
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Euzimar Nunes-
dc.date.accessioned2019-10-30T11:13:49Z-
dc.date.available2019-10-30T11:13:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Liana Nise Martins; SOARES JÚNIOR, Jair Lino; RODRIGUES, Maria Euzimar Nunes. Os processos de aprendizagem da matemática. In: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; SALES, Emanuel Ramos (orgs.). A educação tecendo olhares sobre a psicopedagogia. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 99-111.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-444-1688-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47204-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora CRVpt_BR
dc.subjectProcesso Mentalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRaciocínio em criançaspt_BR
dc.subjectDiscalculia em criançaspt_BR
dc.titleOs processos de aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrPor que a matemática é tão fácil para algumas pessoas e tão difícil para outras? Que fatores estão associados ao processo de construção do pensamento matemático? Até que ponto o contexto cultural em que o indivíduo está inserido influencia esse processo? Qual o papel que a escola exerce na aquisição e na compreensão dos conceitos matemáticos? A partir destes questionamentos, este capítulo enfoca a construção do raciocínio matemático, abordando o processo de desenvolvimento do conceito de número, suas dificuldades e suas ambiguidades. Fundamentado particularmente na teoria piagetiana, numa perspectiva cognitiva, estabelece uma relação entre o desenvolvimento cognitivo e a compreensão de conceitos matemáticos, como a noção de conservação, de reversibilidade, de seriação e de inclusão de classe, fundamentais para a aquisição do conceito de número e das habilidades matemáticas básicas. Grande relevância é atribuída ao contexto cultural dos usos da matemática, assim como os conhecimentos prévios e conceitos informais adquiridos na vida cotidiana. Discute também a maneira tradicional utilizada pela escola para o ensino da matemática e as complicações inerentes a essa metodologia. Numa abordagem multidisciplinar, apresenta a relação entre o cérebro, o processamento numérico e o cálculo, ressaltando as bases neuropsicológicas das dificuldades 100 em matemática. Define ainda a discalculia do desenvolvimento, discutindo suas dificuldades características, analisando de forma sucinta os fatores causais, os sinais de identificação e a avaliação. Analisa as implicações educacionais do transtorno, apresentando algumas intervenções apropriadas ao aprendente com discalculia.[..]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

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