Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47197
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci
Autor(es): Ruiz, Erasmo Miessa
Palavras-chave: Gramsci, Antonio, 1891-1937;Poder e Educação;Relações de Poder;Poder (Ciências sociais)
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: RUIZ, Erasmo Miessa. A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci. In: SOUSA, Adriana e Silva; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; LIMA, Francisca das Chagas Silva; RECH, Hildemar Luís; SANTOS JÚNIOR, Humberto de Oliveira (orgs.). Trabalho, Filosofia e Educação no espectro da modernidade tardia. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 15-44.
Resumo: A aula de Geografia está particularmente interessante naquele dia ensolarado. O professor de Ensino Médio, de uma cidade do interior paraense. ilustra como os povos do hemisfério norte são mais produtivos do que os do hemisfério sul. Todas as estatísticas depõem a favor do professor. Em contrapartida. os dados do hemisfério sul, exceção feita à Austrália, demonstram inequivocamente que estaríamos condenados a um circulo vicioso de subdesenvolvimento. [...] Nesta situação fictícia, existiria um conjunto de representações que acarretam prescrições de condutas aos ouvintes: homens abstratos, categorias imanentes, sentidos gerais pululam na mente das pessoas todos os dias sem que nos apercebamos claramente disso. Obviamente, a subjetividade não é uma argila que pode ser moldada ao prazer de quem intenta fazê-lo. O reconhecimento tácito de uma posição de autoridade, entretanto, de núcleo de conhecimento e saber, pode criar na figura do professor o ícone de quem detêm conceitos e representações que intuídas como verdades em si mesmas. Mesmo quando se intenta questionar conteúdos, o próprio questionamento, dependendo da situação, pode ser rotulado como problema disciplinar. Os estudantes aprenderam essa regra não escrita a duras penas e talvez isso explique o porquê muitas vezes uma sala de aula ser tomada de silêncio absoluto mesmo estando abarrotada de alunos.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47197
ISBN: 978-85-7282-234-3
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_capliv_emruiz.pdf16,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.