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dc.contributor.authorRuiz, Erasmo Miessa-
dc.date.accessioned2019-10-30T10:41:40Z-
dc.date.available2019-10-30T10:41:40Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationRUIZ, Erasmo Miessa. A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci. In: SOUSA, Adriana e Silva; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; LIMA, Francisca das Chagas Silva; RECH, Hildemar Luís; SANTOS JÚNIOR, Humberto de Oliveira (orgs.). Trabalho, Filosofia e Educação no espectro da modernidade tardia. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 15-44.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-234-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47197-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectGramsci, Antonio, 1891-1937pt_BR
dc.subjectPoder e Educaçãopt_BR
dc.subjectRelações de Poderpt_BR
dc.subjectPoder (Ciências sociais)pt_BR
dc.titleA relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramscipt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA aula de Geografia está particularmente interessante naquele dia ensolarado. O professor de Ensino Médio, de uma cidade do interior paraense. ilustra como os povos do hemisfério norte são mais produtivos do que os do hemisfério sul. Todas as estatísticas depõem a favor do professor. Em contrapartida. os dados do hemisfério sul, exceção feita à Austrália, demonstram inequivocamente que estaríamos condenados a um circulo vicioso de subdesenvolvimento. [...] Nesta situação fictícia, existiria um conjunto de representações que acarretam prescrições de condutas aos ouvintes: homens abstratos, categorias imanentes, sentidos gerais pululam na mente das pessoas todos os dias sem que nos apercebamos claramente disso. Obviamente, a subjetividade não é uma argila que pode ser moldada ao prazer de quem intenta fazê-lo. O reconhecimento tácito de uma posição de autoridade, entretanto, de núcleo de conhecimento e saber, pode criar na figura do professor o ícone de quem detêm conceitos e representações que intuídas como verdades em si mesmas. Mesmo quando se intenta questionar conteúdos, o próprio questionamento, dependendo da situação, pode ser rotulado como problema disciplinar. Os estudantes aprenderam essa regra não escrita a duras penas e talvez isso explique o porquê muitas vezes uma sala de aula ser tomada de silêncio absoluto mesmo estando abarrotada de alunos.[...]pt_BR
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