Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47191
Tipo: TCC
Título: Caracterização da educação sexual em uma escola pública
Autor(es): Siqueira, Yuri Furtado
Orientador: Leite, Raquel Crosara Maia
Palavras-chave: Tema Transversal;Orientação Sexual;Sexualidade;Formação Discente
Data do documento: 2015
Citação: SIQUEIRA, Yuri Furtado. Caracterização da educação sexual em uma escola pública. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumo: A sexualidade é natural na vida de todos os seres humanos, mesmo assim tratar e falar de temas relacionados a ela acaba sendo evitados por serem considerados polêmicos na nossa sociedade. Esta situação se repete dentro das escolas, onde até mesmo professores evitam o tema, quando deveriam estar contribuindo para uma educação além dos conteúdos tradicionais. Esse trabalho busca investigar como estão sendo as atividades relacionadas a Educação Sexual em escolas públicas, utilizando uma escola como modelo para essa investigação. Procurou também identificar quem desenvolve e saber se estão de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para atingir o objetivo foram aplicados questionários, feitas observações e análise de documentos. A presente pesquisa identificou vária iniciativas de Educação Sexual com diferentes metodologias, porém sua importância não é de reconhecimento unânime entre os professores. Assim a fragmentação e a falta de conhecimento dessas iniciativas também foram características identificadas.
Abstract: Sexuality is natural in the life of all human beings still treat and talk about issues related to it ends up being avoided because they are considered controversial in our society. This situation is repeated in schools, where even teachers avoid the subject when they should be contributing to an education beyond traditional content. This work investigates how are being carried out activities related to sex education in public schools using a school as a model for this research. Also sought to identify who develops and whether conform to the guidelines of the National Curriculum Guidelines. To achieve the goal questionnaires were applied, made observations and document analysis. This research has identified various sexual education initiatives with different methodologies, but its importance is not unanimous recognition among teachers. So the fragmentation and lack of knowledge of these initiatives were also identified features.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47191
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_yfsiqueira.pdf366,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.