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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCabral, Augusto Cézar de Aquino-
dc.contributor.authorRibeiro, Zilana Melo-
dc.date.accessioned2019-10-25T18:57:57Z-
dc.date.available2019-10-25T18:57:57Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Z. M. Valores organizacionais importantes para o Banco do Nordeste na percepção de administradores e funcionários. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47137-
dc.description.abstractThe national and international scenario is imposing profound changes in the structure and culture of the domestic enterprises, including state ones, as BNB. To survive and grow, the Organizations sought to know and refine their organizational culture, using a cultural element known as organizational value. Such values originate from the culture of the Organization, both internal and external, and from the culture of the owners or managers, in interaction with other members of the organization. The main objective of the research is to investigate the important organizational values (desirable) to the Banco do Nordeste, in the perspective of its administrators and employees: managers, technical staff/advisors and ordinary staff. The specific objective is to analyze the organizational values of BNB concerning to the fve factors proposed in the research model adopted: Effectiveness/efficiency; Interaction at work; Management; Innovation and Respect to employees and others. The study adopts the theoretical model of Tamayo (2008), with the application of the scale of organizational values (EVO). It is a bibliographic, descriptive and exploratory study whose focus is the quantitative method. The survey was applied at Banco do Nordeste do Brasil SA, by the area responsible for planning together with the Ethics Committee and the presidential cabinet, with the support of Communication and Marketing area, and Technology area. To the analysis, we used the EVOGuide, treating the sample through the average, frequency, sets and standard deviation (Descriptive Statistics). Tests were used for sampling and validation of the questionnaire as well as confirmatory tests of the analysis (Inferential Statistics), test ANOVA e test Tukey HSD were used. It was concluded that, in general, respondents showed efficiency and respect to employees and others as the most important values, sharing strongly their values. Employees’ averages are very close to each other, especially among managers and ordinary staff, and feature greater distance of the averages presented by the group of administrators. The ten highest scorers were values: honesty, productivity, competence, compromise, ecognition, efficacy, confidence, dedication, cooperation and efficiency are coincident in all groups of employees, although with different classification. Five of these values coincide with the administrators group. The results will be forwarded to the BNB, which can be used for updating of the values of the Organization, contributing to the elaboration and/or improvement of its policies, plans and/or standards.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectValor organizacionalpt_BR
dc.subjectBanco do Nordestept_BR
dc.subjectBancospt_BR
dc.subjectBancariospt_BR
dc.titleValores organizacionais importantes para o Banco do Nordeste na percepção de administradores e funcionáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO cenário internacional e nacional impõe profundas mudanças nas estruturas e na cultura das empresas nacionais, inclusive as estatais, como o BNB. Para sobreviver e crescer, as organizações buscaram conhecer e aperfeiçoar sua cultura organizacional, utilizando-se do elemento cultural: valor organizacional. Tais valores originam-se da cultura da organização, interna e externa, e da cultura dos proprietários ou dirigentes, em interação com os demais membros da organização. A pesquisa tem por objetivo geral investigar os valores organizacionais importantes (desejáveis) para o Banco do Nordeste, na perspectiva dos administradores e funcionários: gestores, técnicos/assessores e os sem função em comissão. Tem por objetivos específicos: analisar os valores organizacionais do BNB referentes aos cinco fatores propostos no modelo de pesquisa adotado: eficácia/eficiência; interação no trabalho; gestão; inovação e respeito aos empregados e demais públicos. O estudo adota o modelo teórico de Tamayo (2008), com a aplicação da Escala de Valores Organizacionais (EVO). Trata-se de um estudo do tipo bibliográfico, descritivo e exploratório, com enfoque no método quantitativo. A pesquisa foi aplicada no Banco do Nordeste do Brasil S/A, pela área responsável pelo planejamento em conjunto com a Comissão de Ética e o Gabinete da Presidência, com o apoio da área de Comunicação e Marketing e da área de Tecnologia. Para análise, utilizou-se o guia de apuração da EVO, tratando a amostra por meio da média, frequência, moda e desvio padrão (estatística descritiva). Foram utilizados testes para a validação da amostragem e do questionário, bem como testes confirmatórios da análise (Estatística Inferencial), Teste ANOVA e Teste Tukey HSD. Concluiu-se que, de forma geral, os respondentes apresentaram como mais importantes os valores que compõem os fatores Eficiência e Respeito aos empregados e demais públicos, compartilhando fortemente seus valores. As médias dos empregados são muito próximas, principalmente entre gestores e funcionários sem comissão, e apresentam maior distância das médias apresentadas pelo grupamento de administradores. Os dez valores mais pontuados: honestidade, produtividade, competência, comprometimento, reconhecimento, eficácia, confiança, dedicação, cooperação e eficiência, são coincidentes em todos os grupamentos de funcionários, embora com classificação diferente. Cinco desses valores coincidem com o grupo de administradores.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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