Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47062
Tipo: TCC
Título: Acompanhamento das atividades de cultivo do ariacó L. synagris (Linnaeus, 1758), realizadas no Centro de Estudos Ambientais Costeiros - (CEAC/LABOMAR/UFC) - Ceará
Autor(es): Lima, Eduardo Gurgel
Orientador: César, José Renato de Oliveira
Palavras-chave: Ariacó;Alimento vivo;Larvicultura
Data do documento: 2010
Citação: LIMA, Eduardo Gurgel. Acompanhamento das atividades de cultivo do ariacó L. synagris (Linnaeus, 1758), realizadas no Centro de Estudos Ambientais Costeiros - (CEAC/LABOMAR/UFC) - Ceará. 2010. 42 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: 0 presente relatório de Estágio supervisionado descreve as atividades de manejo do ariacó, Lutj anus synagris, realizadas no Laboratório de Aquicultura Marinha (LAQUIMAR) do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC, localizado no Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC), Eusébio-CE, durante o período de novembro de 2009 a maio de 2010, totalizando 500 horas. No período do estágio foram acompanhadas as atividades de manejo, alimentação dos reprodutores, captação, pré-tratamento e monitoramento dos parâmetros da água, desova, incubação, povoamento e o acompanhamento do desenvolvimento larval. Neste relatório são descritos os métodos empregados na produção de alimento vivo (Nannochloropsis oculata, Arternia sp, Brachionus plicatilis), utilizados durante os primeiros dias de vida das larvas de L. synagris. 0 principio de cultivo no sistema de "mesocosmos", onde há presença de múltiplos organismos do plâncton (fitoplâncton e zooplanctôn), dentro dos tanques de cultivo, igualmente é descrito. Também são apresentados os resultados da primeira larvicultura de ariacó, obtida no LAQUIMAR, que possibilitou o cultivo. 0 trabalho realizado teve o intuito de gerar informações sobre o cultivo do aria* espécie pertencente A. família Lutjanidae, visto, que no Brasil estas informações ainda são muito modestas e estudos preliminares apontam o grande potencial da espécie na Piscicultura marinha.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47062
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_eglima.pdf39,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.