Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarroso, Léa Maria Moura-
dc.contributor.authorLopes, Maria do Socorro Vieira-
dc.contributor.authorMachado, Maria de Fátima Antero Sousa-
dc.contributor.authorMacêdo, Eline Mara Tavares-
dc.contributor.authorCosta, Rayane Portela da-
dc.contributor.authorFurtado, Luiz Carlos de Sousa-
dc.date.accessioned2013-03-14T14:26:33Z-
dc.date.available2013-03-14T14:26:33Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBARROSO, L. M. M. Promoção da saúde na percepção de profissionais da estratégia saúde da família. Rev. Rene, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 60-70. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1517-3852 Impressa-
dc.identifier.issn2175-6783 On line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4702-
dc.description.abstractWe aimed to know the family health professionals' perception on health promotion; identify the practices adopted to promote health; and identify the easiness and difficulties to carry out such practices. This is a qualitative research, carried out in four Family Health Units in Fortaleza, CE, Brazil. 11 nursing professionals of the teams were subjects of study; the data were collected by interviews and analyzed through the Discourse of Collective Subject – DCS. According to the collected speeches, health promotion means the transmission of knowledge in educational sessions, the prevention and treatment of diseases, improving the quality of life. The used practices followed the programs recommended by the Health Department. Among the difficulties we verified the lack of interest both from the patients as well as from the nursing professionals.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista RENEpt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectSaúde da Famíliapt_BR
dc.subjectPessoal de Saúdept_BR
dc.titlePromoção da saúde na percepção de profissionais da estratégia saúde da famíliapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivou-se conhecer a percepção de profissionais de saúde da família sobre promoção da saúde; identificar as práticas adotadas para promover saúde e as facilidades e dificuldades em realizar tais práticas. Pesquisa qualitativa, realizada em quatro Centros de Saúde da Família de Fortaleza-CE, Brasil. Foram sujeitos 11 profissionais das equipes. Os dados foram coletados mediante entrevistas e analisados através do Discurso do Sujeito Coletivo. Segundo os discursos coletados, a promoção da saúde configurava-se como repasse de conhecimento em sessões educativas, com vistas a prevenir e tratar doenças, melhorando a qualidade de vida. Das práticas utilizadas, tem-se o atendimento em programas preconizados pelo Ministério da Saúde. Das dificuldades, o desinteresse tanto da clientela quanto de profissionais.pt_BR
dc.description.abstract-esEl objetivo fue conocer la percepción de profesionales de salud de la familia acerca de la promoción; identificar las prácticas adoptadas para promover la salud y las facilidades y dificultades de tales prácticas. Investigación cualitativa, en cuatro Centros de Salud de la Familia en Fortaleza, Ceará, Brasil. Fueron sujetos 11 profesionales del equipo. Los datos fueron colectados a través de entrevistas y analizados a través del Discurso del Sujeto Colectivo. Según los discursos, la promoción de la salud es la transferencia de conocimientos en las sesiones educativas, para prevenir y tratar las enfermedades, mejorando la calidad de vida. De las prácticas, se tiene el cumplimiento de los programas establecidos por el Ministerio de Salud. De las dificultades, hay la falta de interés tanto para la clientela como para los profesionales.pt_BR
dc.title.enHealth promotion in the perception of the strategy of family health nursing professionalspt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_lmmbarroso.pdf370,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.