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dc.contributor.authorVideira, Piedade Lino-
dc.contributor.authorNunes, Cicera-
dc.date.accessioned2019-10-23T14:44:48Z-
dc.date.available2019-10-23T14:44:48Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationVIDEIRA, Piedade Lino; NUNES, Cicera. O Marabaixo do Amapá e o reisado do Cariri cearense: patrimônio imaterial afrodescendente na educação. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DOS ARTE/EDUCADORES DO BRASIL. 13.; CONGRESSO INTERNACIONAL DA FEDERAÇÃO DOS ARTE/EDUCADORES, 3-9 nov. 2013, Recife (PE). Anais... Recife (PE): UFPE, 2013. Tema: Arte/educação no Pós mundo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-415-0369-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47024-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFPEpt_BR
dc.subjectAfircanidadespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectÉtnico-Racialpt_BR
dc.titleO Marabaixo do Amapá e o reisado do Cariri cearense: patrimônio imaterial afrodescendente na educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo aglutina experiências com a arte e a cultura de base africana, especificamente a dança afro, em duas regiões brasileiras com significativa presença de população afrodescendente, o estado do Amapá e o Cariri no estado do Ceará. Os trabalhos referidos são resultado de investigações científicas de Mestrado junto a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará com os objetivos de investigar o processo educativo repassado de geração à geração por meio das africanidades presentes na cultura afrodescendente, especificamente o Marabaixo afroamapaense e o Reisado Caririense. Buscamos ainda analisar de que maneira a participação dos sujeitos da pesquisa nessas expressões culturais significavam positivamente sua identidade étnica estabelecendo a relação entre dança/arte/educação para a efetiva cidadania dos educandos afrodescendentes. As pesquisas revelaram que as danças do Marabaixo e Reisado constituem-se em expressão cultural de fundamental relevância para a autovalorização de seus partícipes, da cultura e das comunidades negras que nelas estão inseridas, além de proporcionarem aos educandos (as) conhecimentos sobre sua cultura e de si próprio.pt_BR
dc.description.abstract-frCet article rassemble des expériences avec l'art et la culture de base de l'Afrique, en particulier la danse africaine dans les deux régions avec une présence importante de personnes d'ascendance africaine, l'État d'Amapá et Cariri dans l'état de Ceará. Les travaux visés sont le résultat de maîtres de recherche scientifique à la Faculté d'éducation de l'Université fédérale de Ceará, avec les objectifs de l'enquête le processus éducatif transmis de génération en génération par africaine présentes dans la culture d'ascendance africaine, en particulier Marabaixo noir et Reisado Caririense. Nous cherchons à analyser plus en détail la façon dont la participation des sujets dans ces expressions culturelles vise positivement leur identité ethnique en établissant la relation entre la danse / art / éducation à la citoyenneté effective des étudiants d'origine africaine. La recherche a révélé que les danses Marabaixo et Epiphany sont l'expression culturelle d'une importance fondamentale pour l'estime de soi des participants, la culture et les communautés noires qui sont intégrés en eux, en plus de fournir aux étudiants (le) la connaissance de leur culture et lui-même.pt_BR
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