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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47021
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Videira, Piedade Lino | - |
dc.contributor.author | Nunes, Cicera | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-23T14:29:34Z | - |
dc.date.available | 2019-10-23T14:29:34Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | VIDEIRA, Piedade Lino; NUNES, Cicera. Dança afro: teoria, prática e novas perspectivas no cotidiano escolar. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 12., 29 out.-02 nov. 2012,. São Paulo (SP). Anais... São Paulo (SP):UNESP, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-62309-05-02 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47021 | - |
dc.description.abstract | Cet article a comme objectif de refléchir de manière théorique sur la Danse Afro, abordée à partir des africanités brésiliennes qui doivent être transformées em expériences interculturelles mobilisant professeurs, étudiants e chercheurs du Brésil autour de ce domaine de connaissance, encore peu valorisé dans les écoles. Nous présentons la danse afro comme um domaine de connaissance artistique pertinent pour l´enseignement et la formation éducationnelle dans les écoles de notre pays. Nous prenons les sens, les significations, la relation entre créer, exécuter et observer comme moyens d´appréciation de la danse afro. Nous discutons l´utilisation de la vídeo comme stratégie pour l´enseignement de la Danse Afro dans les écoles. Nous reconnaissons les espaces scolaires comme des moyens d´apprentissage e des possibilités d´échanges culturels e de re-signification de la corporéité singulière et multiple des élèves e des professeurs, à partir d´abordages de la danse afro contemporaine liée à l´éducation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UNESP | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Cadernos África e africanidades | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Dança afro: teoria, prática e novas perspectivas no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo tem como objetivo refletir teoricamente sobre a Dança Afro, tendo como cenário as africanidades brasileiras que devem ser transformadas em experiências interculturais envolvendo professores, estudantes e pesquisadores do Brasil sobre essa área de conhecimento ainda pouco valorizada nas escolas. Apresentar a dança afro, como área de conhecimento artístico relevante para o ensino e a formação educacional nas escolas de nosso País. Explicitar os sentidos, significados, a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança afro. Discutir o uso do vídeo como uma estratégia para o ensino de Dança Afro nas escolas. E por fim, reconhecer os espaços escolares como meios de aprendizagem e possibilidades de trocas culturais e ressignificação da corporeidade singular e múltipla dos educandos e professores, a partir de abordagens da dança afro contemporânea ligada à educação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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