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dc.contributor.authorVideira, Piedade Lino-
dc.contributor.authorNunes, Cicera-
dc.date.accessioned2019-10-23T14:29:34Z-
dc.date.available2019-10-23T14:29:34Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationVIDEIRA, Piedade Lino; NUNES, Cicera. Dança afro: teoria, prática e novas perspectivas no cotidiano escolar. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 12., 29 out.-02 nov. 2012,. São Paulo (SP). Anais... São Paulo (SP):UNESP, 2012.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-62309-05-02-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47021-
dc.description.abstractCet article a comme objectif de refléchir de manière théorique sur la Danse Afro, abordée à partir des africanités brésiliennes qui doivent être transformées em expériences interculturelles mobilisant professeurs, étudiants e chercheurs du Brésil autour de ce domaine de connaissance, encore peu valorisé dans les écoles. Nous présentons la danse afro comme um domaine de connaissance artistique pertinent pour l´enseignement et la formation éducationnelle dans les écoles de notre pays. Nous prenons les sens, les significations, la relation entre créer, exécuter et observer comme moyens d´appréciation de la danse afro. Nous discutons l´utilisation de la vídeo comme stratégie pour l´enseignement de la Danse Afro dans les écoles. Nous reconnaissons les espaces scolaires comme des moyens d´apprentissage e des possibilités d´échanges culturels e de re-signification de la corporéité singulière et multiple des élèves e des professeurs, à partir d´abordages de la danse afro contemporaine liée à l´éducation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUNESPpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCadernos África e africanidadespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDança afro: teoria, prática e novas perspectivas no cotidiano escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem como objetivo refletir teoricamente sobre a Dança Afro, tendo como cenário as africanidades brasileiras que devem ser transformadas em experiências interculturais envolvendo professores, estudantes e pesquisadores do Brasil sobre essa área de conhecimento ainda pouco valorizada nas escolas. Apresentar a dança afro, como área de conhecimento artístico relevante para o ensino e a formação educacional nas escolas de nosso País. Explicitar os sentidos, significados, a relação entre criar, executar e observar como meta para apreciação da dança afro. Discutir o uso do vídeo como uma estratégia para o ensino de Dança Afro nas escolas. E por fim, reconhecer os espaços escolares como meios de aprendizagem e possibilidades de trocas culturais e ressignificação da corporeidade singular e múltipla dos educandos e professores, a partir de abordagens da dança afro contemporânea ligada à educação.pt_BR
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