Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46982
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Cicera | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Joseni Marcelino | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Poliana dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-22T17:43:48Z | - |
dc.date.available | 2019-10-22T17:43:48Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Cicera; FERREIRA, Joseni Marcelino; OLIVEIRA, Poliana dos Santos. Comunicação a dança afro para o ensino das africanidades. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE E EDUCADORES DO BRASIL, 18.; CONGRESSO LATINOAMERICANO E CARIBENHO DE ARTE EDUCAÇÃO; ENCONTRO NACIONAL DE ARTE EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA, 1., 27-30 nov. 2008, Crato (CE). Anais... Crato (CE): Ed. EdURCA, 2008. Tema: Arte/Educação contemporânea: narrativas do ensinar e aprender artes. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 857563166-7 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46982 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdURCA | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Africanidades | pt_BR |
dc.title | Comunicação a dança afro para o ensino das africanidades | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho discute a importância do redimensionamento da educação escolar visando combater o preconceito e as relações desiguais em sala de aula. Este é um resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) que destaca a importância do trabalho com os elementos de africanidades presentes no município de Juazeiro do Norte – CE. Teve como campo de análise os reisados juazeirenses, manifestação de matriz africana fortemente presente em toda a região do Cariri cearense. A presença desta manifestação cultural evidencia as africanidades; o reconhecimento dos seus valores civilizatórios abre caminhos para uma educação plural e democrática. A abordagem apresenta uma proposta pedagógica para o trabalho com a dança afro na educação básica o que contribuirá para o aprendizado da cultura, como também para a afirmação da identidade étnica das crianças e jovens negros/as. Esperamos estar contribuindo para a produção de conhecimento sistemático das culturas de base africana, uma vez que os dados levantados apontam que existe um desconhecimento da parte dos professores locais no que se refere a estas questões. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_cnunes.pdf | 49,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.