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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Cicera-
dc.contributor.authorFerreira, Joseni Marcelino-
dc.contributor.authorOliveira, Poliana dos Santos-
dc.date.accessioned2019-10-22T17:43:48Z-
dc.date.available2019-10-22T17:43:48Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationNUNES, Cicera; FERREIRA, Joseni Marcelino; OLIVEIRA, Poliana dos Santos. Comunicação a dança afro para o ensino das africanidades. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE E EDUCADORES DO BRASIL, 18.; CONGRESSO LATINOAMERICANO E CARIBENHO DE ARTE EDUCAÇÃO; ENCONTRO NACIONAL DE ARTE EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA, 1., 27-30 nov. 2008, Crato (CE). Anais... Crato (CE): Ed. EdURCA, 2008. Tema: Arte/Educação contemporânea: narrativas do ensinar e aprender artes.pt_BR
dc.identifier.isbn857563166-7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46982-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdURCApt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectAfricanidadespt_BR
dc.titleComunicação a dança afro para o ensino das africanidadespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho discute a importância do redimensionamento da educação escolar visando combater o preconceito e as relações desiguais em sala de aula. Este é um resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) que destaca a importância do trabalho com os elementos de africanidades presentes no município de Juazeiro do Norte – CE. Teve como campo de análise os reisados juazeirenses, manifestação de matriz africana fortemente presente em toda a região do Cariri cearense. A presença desta manifestação cultural evidencia as africanidades; o reconhecimento dos seus valores civilizatórios abre caminhos para uma educação plural e democrática. A abordagem apresenta uma proposta pedagógica para o trabalho com a dança afro na educação básica o que contribuirá para o aprendizado da cultura, como também para a afirmação da identidade étnica das crianças e jovens negros/as. Esperamos estar contribuindo para a produção de conhecimento sistemático das culturas de base africana, uma vez que os dados levantados apontam que existe um desconhecimento da parte dos professores locais no que se refere a estas questões.pt_BR
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