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dc.contributor.authorNogueira, Maria Neurilane Viana-
dc.contributor.authorAmaral, Anna Catarine-
dc.date.accessioned2019-10-21T11:28:46Z-
dc.date.available2019-10-21T11:28:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Maria Neurilane Viana; AMARAL, Anna Catarine. O Projeto Grandes Pessoas: uma contribuição ao diálogo interreligioso na escola Virgínia Smith. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-61693-24-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46949-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUERNpt_BR
dc.subjectEspiritualidadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO Projeto Grandes Pessoas: uma contribuição ao diálogo interreligioso na escola Virgínia Smithpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho é um recorte da pesquisa de doutorado em educação pela Universidade Federal do Ceará, intitulada: “O Projeto Grandes Pessoas: uma contribuição ao diálogo inter-religioso na Escola Virgínia Smith”. A proposta projeto em alusão é promover o diálogo sobre paz, tolerância, respeito, e reafirmação dos direitos humanos, descartando o debate meramente teológico. Desse modo, a dimensão ética ganha destaque, apontando que promover o viés do diálogo inter-religioso representa a capacidade de se abrir ao universo do outro. Nessa perspectiva, dialogar é uma proposta de estar aberto para a verdade e beleza do outro, sem precisar abrir mão de seu lugar de pertencimento. A pesquisa teve como objetivo geral compreender, na perspectiva dos educandos como se efetiva o Projeto Grandes Pessoas, e qual sua contribuição para o diálogo inter-religioso e para o desenvolvimento da espiritualidade. Como objetivos específicos analisar o acervo experiencial do Projeto Grandes Pessoas, enfocando suas práticas cotidianas e levantando sua produção de saber. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa (auto) biográfica em educação, através das narrativas tecidas. Os procedimentos metodológicos foram: observação participante, entrevista narrativa, círculos reflexivos temáticos inspirados nos círculos de cultura freireanos. A metodologia para análise de dados foi a Análise Textual Discursiva, proposta originalmente por Moraes. Quanto aos resultados, constatou-se que a maioria dos sujeitos tinha preconceito com as religiões de matrizes africanas, sentiam medo com relação às mesmas, declararam que tiveram maior dificuldade em conhecê-las. Constatou-se que a maioria dos pesquisados já sofreu ou presenciou episódios de preconceito religioso.pt_BR
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