Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46938
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Rede surdos-CE: sinalário escolar e acadêmico: um relato de experiência na Rede Cuca dos cursos de Libras do Projeto Integração-SME em Fortaleza-CE |
Autor(es): | Paiva, Paulo Vitor Vilela Silva, Emanuel Bruno Carioca Souza, Margarida Maria Pimentel de |
Palavras-chave: | Ensino;Aprendizagem;Lingua brasileira de sinais |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | UERN |
Citação: | PAIVA, Paulo Vitor Vilela; SILVA, Emanuel Bruno Carioca; SOUZA, Margarida Maria Pimentel de. Rede surdos-CE: sinalário escolar e acadêmico: um relato de experiência na Rede Cuca dos cursos de Libras do Projeto Integração-SME em Fortaleza-CE. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização. |
Resumo: | Este artigo traz um relato de experiência vivenciado no ensino de Libras como segunda língua nos cursos básicos de Libras do Projeto Integração/Rede Cuca/Secretaria Municipal de Educação da cidade Fortaleza-CE. Trata-se do uso de um suporte didático constituído por um glossário online, fruto de um projeto de extensão da UFC, intitulado Rede Surdos-CE: Sinalário Escolar e Acadêmico. Visamos apresentar as atividades que foram embasadas no Blog “Rede Surdos-CE” e a metodologia da Aprendizagem Cooperativa. Para isso, foram desenvolvidas duas atividades, uma de orientação e apresentação do site, que foi realizada nos laboratórios de informática da instituição, e outra de produção em Libras com temas específicos, que foram apresentadas em sala. O trabalho foi realizado no Cuca Jangurussu, que fica localizado em um bairro periférico de Fortaleza. No primeiro semestre de 2018 as atividades foram realizadas com 12 alunos – com média de 14 anos de idade, já no segundo semeste de 2018 as atividades foram realizadas com 15 alunos – com média de 15 anos de idade – ambas as atividades tinham como objetivo oferecer uma nova ferramenta de pesquisa aos aprendizes, trabalhando a cooperação em sala de aula, avaliando também o domínio dos alunos em relação as novas tecnologias. Acreditamos que os resultados dessa experiência foram exitosos, as atividades com O Sinalário Rede Surdos-CE estimularam o interesse e a cooperação entre os alunos, promovendo o debate e esclarecimentos em relação aos sinais regionais. Cabe ressaltar que a Rede Cuca dispõe de uma excelente infra-estrutura, o que facilitou o acesso do professor e dos alunos aos recursos tecnológicos, nota-se também que a grande maioria dos alunos domina a pesquisa pela internet e possuem conhecimentos básicos em informática. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46938 |
ISBN: | 978-85-61693-24-4 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_pvvpaiva.pdf | 459,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.