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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuimarães, Daniel Barboza-
dc.contributor.authorPessoa, Adriano Fleck de Paula-
dc.date.accessioned2019-10-18T13:11:01Z-
dc.date.available2019-10-18T13:11:01Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPESSOA, A. F. P. Participação feminina no conselho de administração e performance empresarial no Brasil. 2019. 53 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46922-
dc.description.abstractFemale participation in the labor market has been increasing in recent decades. It is stated that when women hold positions of corporate importance, such as boards of directors of public companies, there are positive corporate performance results. This study is based under the Agency Theory and has the objective to investigate the relationship between women in the boardroom and the corporate performance of companies listed in B3 (Brazil, Stock Exchange and Over-the-Counter Market). It was proceed the application of the statistical tools Correspondence Analysis (Anacor) and Multiple Linear Regression – OLS, fixed-effects panel data and GMM - involving the period from 2012 to 2017. The study is supported by the increasing importance that gender diversity is gaining nationally and internationally and the benefits that greater female participation in the boards of directors offers for corporate performance. In addition, this sttudy sought to use different approaches to measure operational and financial performance. Positive results has been achievied when Anacor was used. However the regressions analysis implied no statistic significance in the relationship between women in the boradroom and corporate performance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectParticipação Femininapt_BR
dc.subjectConselho de Administraçãopt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectTeoria da Agênciapt_BR
dc.subjectPerformance Empresarialpt_BR
dc.titleParticipação feminina no conselho de administração e performance empresarial no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorRocco, Leandro de Almeida-
dc.description.abstract-ptbrA participação feminina no mercado de trabalho vem crescendo nas últimas décadas. Advoga-se que quando mulheres exercem cargos de importância corporativa, como nos conselhos de administração de companhias de capital aberto, há resultados positivos em relação à performance empresarial. No presente estudo, utiliza-se a Teoria da Agência como fundamentação teórica. Este trabalho tem por objetivo geral investigar a relação entre a participação feminina no conselhos de administração e a performance empresarial das empresas listadas na B3 S.A.. Para isso, foi feita uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, com a aplicação de testes estatísticos de Análise de Correspondências (Anacor) e a estimação de um modelo por Regressão Linear Múltipla de mínimos dos quadrados ordinários, de dados em painel de efeitos fixos e método generalizado dos momentos com estimador de Arellano-Bond. Foi utilizada uma amostra composta pelas empresas listadas na B3 S.A. no período de 2012 até 2017. O estudo se justifica pela importância cada vez maior que a diversidade de gênero vem ganhando em âmbito nacional e internacional e os benefícios que a maior participação feminina nos conselhos de administração oferecem para a performance empresarial. Além disso, o trabalho buscou utilizar de diferentes abordagens, operacionais e financeiras, para a análise da performance empresarial. Os resultados da Anacor mostraram uma correspondência positiva entre a participação feminina e as dimensões de performance empresarial. Quanto às regressões, os resultados não indicaram relação estaticamente significativa entre a presença de mulheres no conselho de administração e os resultados financeiros e operacionais das empresas e o valor de mercado.pt_BR
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