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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46881
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Sâmia Araújo dos | - |
dc.contributor.author | Sales, Thais Yuli Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-17T14:57:21Z | - |
dc.date.available | 2019-10-17T14:57:21Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Sâmia Araújo dos; SALES, Thais Yuli Nogueira. Audiodescrição na escola: uma proposta de sequência didática. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza (CE), v. 5, n. 9, p. 61-74, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2446-8959 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46881 | - |
dc.description.abstract | This paper presents an interface between Audio description (AD) and Literary Literacy in a didactic sequence (COSSON, 2014) of a children's literature book. The corpus used was the book ―Love in Blog Times‖ by Vinicius Campos, published by Companhia das Letras publishing company. The research focused on seventh-grade students from a regular private elementary school. This paper‘s main objective is to present a didactic sequence that aims to introduce AD to the students, as well as to discuss the necessity of this kind of translation in our society, making cultural products accessible to visually impaired people. As a theoretical basis, the studies of Santos (2018) and Cosson (2014) were used to direct the discussions about AD and Literary Literacy. AD is a translation studies modality, whose function is to describe images into words and make cultural product accessible, mostly to the visually impaired (SANTOS, 2018). On the other hand, Literacy studies the ability to read and write in a specific context, during social practices. Thus, we propose a basic sequence (COSSON, 2014) with Literary Literacy in order to reflect on accessibility through a didactic sequence of the children's book ―Love in Blog Times‖. This research revealed the importance of the didactic sequence for enriching the discussions in the classroom. Through this method, students could understand and reflect on situations of inclusion that are hardly ever known or experienced in their daily basis | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Transversal Revista em Tradução | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Audiodescrição | pt_BR |
dc.subject | Letramento - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Audiodescrição na escola: uma proposta de sequência didática | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo traz uma interface Audiodescrição (AD) e Letramento literário em uma sequência didática (COSSON, 2014) do livro de literatura infanto-juvenil O amor nos tempos do blog, de Vinicius Campos, da editora Companhia das Letras para alunos videntes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola privada regular. O objetivo do trabalho é apresentar uma sequência didática que propõe aos alunos o conhecimento e a discussão acerca da AD e da necessidade de uma modalidade da Tradução ser inserida em nossa sociedade para os produtos culturais serem acessíveis às pessoas com deficiência visual e estas terem acesso à cultura. Para tal pesquisa, os estudos de Santos (2018) e Cosson (2014) serviram como embasamento teórico para direcionar as discussões acerca da Audiodescrição e do Letramento literário. A AD é uma modalidade dos estudos da Tradução e tem por objetivo transmutar imagens em palavras de qualquer produto cultural para torná-lo acessível à pessoa com deficiência visual (SANTOS, 2018). Já o Letramento tem como habilidades a leitura e a escrita em um contexto específico sendo ativadas à medida que são usadas pelos seus sujeitos em práticas sociais. Dessa forma propomos uma sequência básica (COSSON, 2014) com Letramento literário com o objetivo de refletir acerca da acessibilidade através de uma sequência didática da obra literária infanto-juvenil já citada. Essa proposta revelou o quão importante esse tipo de sequência se torna quando incorporada ao cotidiano da sala de aula, pois os alunos tiveram a oportunidade de compreender e de refletir sobre situações de inclusão que nem sempre são amplamente divulgadas, ou até mesmo vivenciadas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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