Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46858
Tipo: Artigo de Evento
Título: Relações entre os saberes formal e informal: a sociologia no despertar das disposições necessárias ao protagonismo juvenil
Autor(es): Santos, Romário da Silva
Cid, Antonia Milena Elmiro Furtado
Silva Junior, Clodomir Ferreira da
Freire, Newton Malveira
Palavras-chave: Educação;Processo ensino-aprendizagem;Sociologia
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: UFSC
Citação: SANTOS, Romário da Silva; CID, Antonia Milena Elmiro Furtado; SILVA JUNIOR, Clodomir Ferreira da ; FREIRE, Newton Malveira. Relações entre os saberes formal e informal: a sociologia no despertar das disposições necessárias ao protagonismo juvenil. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 6., 6-8 jul. 2019, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2019. Tema: Ensino de Sociologia como conquista: dez anos de resistências.
Resumo: Este trabalho trata-se de uma compreensão das relações entre o processo educativo formal e não formal que perpassa os ambientes de sociabilidades frequentados pelos jovens geek, em especial, relacionando-se com a disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Demos início à pesquisa de fato após o nosso ingresso no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) na Universidade Federal do Ceará (UFC). De abril a dezembro de 2018, temos nos empenhado em realizar a pesquisa necessária a desvelar aquilo que se encontra oculto nas relações, trocas de saberes e conhecimentos e seus desdobramentos para a educação escolar, em específico para a área de Sociologia no Ensino Médio. Nosso interesse em realizar tal pesquisa surgiu ao decorrer das atividades de um dos membros junto ao Estação Juventude localizado no município de Horizonte/CE, no qual observamos, por diversas vezes, a capacidade de realização de ações voluntárias por jovens. As relações afetivas de amizade e a emoção coletiva despertada pela cultura geek, se mostravam intrigantemente como verdadeiros motores no despertar de interesses em práticas que de outro modo estes atores não se envolveriam. Este trabalho tem por objetivo inicial compreender como os jovens se agrupam, ressignificam e proliferam seus modos de ser e ver o mundo através de uma cultura juvenil em comum na observação de agrupamentos geek que realizam ações coletivas na elaboração de eventos voltados para o mesmo público.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46858
Aparece nas coleções:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_rssantos.pdf344,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.