Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlvite, Maria Mercedes Capelo-
dc.contributor.authorGuimarães, Maria Teresa Albuquerque-
dc.date.accessioned2019-10-16T17:31:40Z-
dc.date.available2019-10-16T17:31:40Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque. Avaliando o Alfabetizar(se): sobre o sentido de ler o texto e o contexto. In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 73-86.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-247-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46844-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectProjeto Alfabetizar(se)pt_BR
dc.subjectAlfabetização de jovenspt_BR
dc.subjectAlfabetização de adultospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleAvaliando o Alfabetizar(se): sobre o sentido de ler o texto e o contextopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO programa Alfabetizar(se) foi estruturado a partir de um convênio da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, da Pró-Reitoria de Extensão da UFC e Unitrabalho e do MEC/SESu. Teve por objetivos básicos alfabetizar jovens e adultos da região metropolitana de Fortaleza e formar professores alfabetizadores. Partindo de uma seleção realizada entre estudantes dos cursos de Pedagogia, Educação Física, História, Ciências Sociais, Letras e Psicologia e de recém-egressos desses cursos, em atuação na rede pública de ensino, foram escolhidos, dentre cento e sessenta e oito alunos inscritos, trinta alfabetizadores. dos quais vinte e cinco atuariam em sala de aula e cinco trabalhariam dando suporte e apoio aos demais.[...]A proposta do programa consistia em realizar um trabalho de alfabetização baseado no ideário filosófico e pedagógico de Paulo Freire, levando também em conta as descobertas da psicogênese da língua escrita, na forma em que a desenvolvem Emília Ferreiro e Ana Teberosky por se acreditar na possibilidade e na funcionalidade dessa articulação.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_capliv_mmcalvitemtaguimaraes.pdf6,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.