Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46844
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alvite, Maria Mercedes Capelo | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Maria Teresa Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-16T17:31:40Z | - |
dc.date.available | 2019-10-16T17:31:40Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque. Avaliando o Alfabetizar(se): sobre o sentido de ler o texto e o contexto. In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 73-86. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-247-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46844 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Projeto Alfabetizar(se) | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de jovens | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de adultos | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Avaliando o Alfabetizar(se): sobre o sentido de ler o texto e o contexto | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O programa Alfabetizar(se) foi estruturado a partir de um convênio da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, da Pró-Reitoria de Extensão da UFC e Unitrabalho e do MEC/SESu. Teve por objetivos básicos alfabetizar jovens e adultos da região metropolitana de Fortaleza e formar professores alfabetizadores. Partindo de uma seleção realizada entre estudantes dos cursos de Pedagogia, Educação Física, História, Ciências Sociais, Letras e Psicologia e de recém-egressos desses cursos, em atuação na rede pública de ensino, foram escolhidos, dentre cento e sessenta e oito alunos inscritos, trinta alfabetizadores. dos quais vinte e cinco atuariam em sala de aula e cinco trabalhariam dando suporte e apoio aos demais.[...]A proposta do programa consistia em realizar um trabalho de alfabetização baseado no ideário filosófico e pedagógico de Paulo Freire, levando também em conta as descobertas da psicogênese da língua escrita, na forma em que a desenvolvem Emília Ferreiro e Ana Teberosky por se acreditar na possibilidade e na funcionalidade dessa articulação.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_capliv_mmcalvitemtaguimaraes.pdf | 6,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.