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Tipo: Artigo de Evento
Título: Manifestações de adoecimento de educadores em áreas rurais: narrativas de docentes do Sistema Modular de Ensino (SOME) do estado do Amapá
Autor(es): Silva, Selma Gomes da
Paiva, Antonio Cristian Saraiva
Palavras-chave: Trabalho;Sociedade;Vida urbana
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: EDUFRR
Citação: SILVA, Selma Gomes da, PAIVA, Antonio Cristian Saraiva. Manifestações de adoecimento de educadores em áreas rurais: narrativas de docentes do Sistema Modular de Ensino (SOME) do estado do Amapá. IN: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOCIEDADE E FRONTEIRAS; SBS NORTE, 4.; SEMANA DE HUMANIDADES: FRONTEIRAS CONTEMPORÂNEAS: DESENVOLVIMENTO, CONFLITOS E SOCIABILIDADE, 2. 11-14 nov. 2014., Boa Vista. Anais...: Boa Vista: EDUFRR, 2014. p. 270-288.
Resumo: Viver e trabalhar na cidade, para algumas pessoas, pode ser concebido como representações de sucesso, de conquista, de liberdade e de autonomia, porém, poderá também ser percebida como sinônimo de stress, do tempo cronometrado, do medo, da distância afetiva e da violência. A vida e o trabalho no campo, para muitos, poderão ter conotações de descanso, sossego, paz, tranquilidade, estreitamento de laços sociais, solidariedade, saúde, qualidade de vida, dentre outros. Da mesma forma, para alguns, poderá ser vista como uma vida “sem graça”, monótona, lugar de poucas oportunidades de crescimento pessoal, econômico e cultural. Com base nessas breves notas introdutórias, este estudo objetiva identificar e discutir manifestações de adoecimento de professores/as do SOME que atuam em comunidades rurais, no Estado do Amapá e, também, analisar, a partir de relatos de docentes que exercem suas funções em localidades rurais, como a vida e o trabalho na cidade e/ou do campo podem favorecer processos de sofrimentos/adoecimentos. A problemática é resumida e compreendida pelas seguintes indagações: o que as diferentes manifestações de adoecimento de docentes informam-nos sobre as condições do exercício de suas práticas, em áreas rurais? Quais os fatores associados? Quais as vivências de professores e professoras, do SOME, que atuam em áreas rurais distantes da capital?[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46828
ISSN: 2446 516X
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