Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46790
Tipo: Tese
Título: Ensaios Sobre o Desempenho dos Estudantes no ENEM 2017
Autor(es): Feijó, Janaína Rodrigues
Orientador: França, João Mário Santos de
Palavras-chave: Desempenho Educacional.;Escolaridade dos pais;Disparidades de desempenho;Escolas privadas e públicas;Similaridade professor-aluno
Data do documento: 2019
Citação: FEIJÓ, Janaína Rodrigues. Ensaios sobre o desempenho dos estudantes no ENEM 2017. 2019. 124f. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Essa tese é composta por três capítulos que analisam o desempenho dos estudantes brasileiros que estavam terminando o ensino médio e realizaram o Enem no ano de 2017. Os dados são oriundos dos microdados do Censo Escolar e do Enem, disponibilizados pelo INEP. No primeiro capítulo investiga-se a relação existente entre escolaridade dos pais e desempenho acadêmico dos filhos, trazendo novos insights ao analisar os mecanismos subjacentes a esta relação e mensurar os efeitos “bruto” e “líquido” das combinações de escolaridade do pai e da mãe na performance dos filhos. Adicionalmente, investiga-se a existência de heterogeneidade desses impactos por gênero do filho. De acordo com os resultados, após controlar simultaneamente pela renda, tamanho da família, infraestrutura domiciliar e escola, a magnitude da influência da escolaridade do pai e da mãe diminuem consideravelmente. Além disso, em termos de efeito líquido, a escolaridade do pai e da mãe contribuem mais para as notas das filhas. No segundo capítulo analisa-se a contribuição do background familiar, background da turma, características da escola e dos docentes nas diferenças de desempenho entre alunos das redes pública e privada. Para o desenvolvimento desse estudo utilizou-se a técnica de decomposição de Firpo, Fortim e Lemieux (2018) e Fortim, Lemieux e Firpo (2011). Essas técnicas generalizam a decomposição de Oaxaca (1973) e Blinder (1973) para outras estatísticas de interesse da distribuição. Os resultados mostraram que, ao olhar apenas para as decomposições na média e na mediana, o diferencial total nas provas é explicado predominantemente pelas dotações dos estudantes (Efeito Composição). Dentro desse efeito, as diferenças relacionadas ao background socioeconômico da turma e ao background socioeconômico familiar dos estudantes contribuíram com 42,12% e 19,35%, respectivamente, para a diferença de desempenho total. Contudo, verificou-se que nos quantis inferiores (q10 e q25) o Efeito Estrutural foi mais importante, mostrando que nos quantis mais baixos o que mais explica as disparidades entre as duas redes de ensino é a forma como os alunos utilizam em seu benefício o background socioeconômico da turma, as características dos docentes e da escola, conseguindo transformá-los em maiores pontuações. O terceiro investiga a relação professor-aluno. O professor pode ser um importante instrumento de incentivo para o sucesso escolar dos jovens. Os estudantes tendem a se identificar com seu professor quando estes compartilham da mesma raça e gênero, pois é no início da adolescência que os estudantes começam a reconhecer esses estereótipos. Sendo assim, o terceiro capítulo investiga se um professor semelhante ao aluno, em termos de gênero e raça, influencia o desempenho deste e se afeta o gap educacional tanto de gênero (homens versus mulheres) quanto de raça (pretos/pardos versus não pretos/pardos). Além disso, é observado se os efeitos se alteram a depender da característica da distribuição estudada (média, quantil 25 e 75) e da inclusão dos controles socioeconômicos e escolares. A análise é realizada tanto para o total de estudantes quanto para os da rede pública e os da rede privada. De modo geral, os resultados apontam que, na média, as mulheres se beneficiam quando tem professores de matemática e português do gênero feminino. Já os alunos pretos/pardos se beneficiaram de possuir professor de matemática preto/pardo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46790
Aparece nas coleções:CAEN - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tese_jrf.pdf.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.