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dc.contributor.authorFaçanha, Alessandro Augusto de Barros-
dc.date.accessioned2019-10-14T18:56:15Z-
dc.date.available2019-10-14T18:56:15Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFAÇANHA, Alessandro Augusto de Barros. A história das ciências no Liceu do Ceará: entre atos e fatos – denúncias do professor Rodolfo Teófilo. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI, Teresina, ano 19, n.30, p. 72-90, jan./jun. 2014. Tema: Linguagens, Educação e Sociedade.pt_BR
dc.identifier.issn2526 8449 (eletrônico)-
dc.identifier.issn1518 0743 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46762-
dc.description.abstractThis study focuses on a historical period of political action Accioly Government in the early years of the nineteenth century , the Liceu of Ceará, based on analysis of documents , acts and regulations of the education reform that government, hoping to unveil his despotic conduct from the case of a pursuit initiated to Professor of Natural Sciences of that educational establishment, Rodolfo Teófilo. Features that event, from an account of the persecution teacher, which still portrays its defense initiative, through documents filed against the government, and their indignation at what was titled Aciolina reform . From this focus is possible to observe the intentions and disputes of local politics interfering in the directions of education that Liceu, through an action certainly disastrous consequences for the teaching of science at that time, which presents itself as a troublesome area for oligarchic power founded on tradition and contrary to modern scientific knowledge .pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPIpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCeará. Liceu do Cearápt_BR
dc.titleA história das ciências no Liceu do Ceará: entre atos e fatos – denúncias do professor Rodolfo Teófilopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo trata de um recorte histórico da ação política do Governo Accioly, nos primeiros anos do século XIX, no Liceu do Ceará, com base na análise de documentos, regulamentos e atos da reforma educacional daquele governo, com ênfase nas análises do Decreto Benjamin Constant de 1890, do Regulamento de 1905, do Regimento de 1915 e da Reforma de 1922, na intenção de desvelar as condutas despóticas do governo da época em relação à perseguição política encetada ao professor de Ciências Naturais, Rodolfo Teófilo, denunciadas pelo próprio professor na obra intitulada Violência, de 1905. Com base na pesquisa bibliográfica, caracteriza o referido acontecimento, a partir de um relato do professor perseguido, o qual retrata ainda a sua iniciativa de defesa, por meio de documentos impetrados contra o governo, bem como a sua indignação diante daquilo que foi intitulada de reforma Aciolina. A partir desse foco é possível observar as intenções e disputas da política local interferindo nos rumos da educação naquele Liceu, por meio de uma ação de consequências certamente desastrosas para o ensino de Ciências, naquela época, a qual se apresenta como uma área incômoda para o poder oligárquico fundado na tradição e contrário ao conhecimento científico moderno.pt_BR
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