Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46690
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A contrarreforma do ensino médio e os rumos da educação profissional no Brasil
Título em inglês: The counterreform of secondary education and the directions of professional education in Brazil
Autor(es): Santos, Shilton Roque dos
Azevedo, Marcio Adriano
Palavras-chave: Ensino Médio;Educação Profissional;Reformas;Mediotec
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Labor
Citação: SANTOS, Shilton Roque dos; AZEVEDO, Marcio Adriano. A contrarreforma do ensino médio e os rumos da educação profissional no Brasil. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 20, p. 78-95, jul./dez. 2018.
Resumo: O artigo analisa o contexto da contrarreforma do Ensino Médio, suas implicações para a Educação Profissional e sua inserção num quadro maior de contrarreformas que marcam um novo circuito histórico para a Educação Profissional no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que se utiliza das categorias teóricas de hegemonia de Gramsci (1991), bem como do conceito de politecnia de Saviani (1989), da compreensão de Escola Politécnica de Pystrak (2005) e de formação humana integrada de Moura, Lima Filho e Silva (2015), para analisar a Contrarreforma do Ensino Médio paralelamente à reforma trabalhista e a Emenda constitucional de congelamento dos Gastos Públicos e suas implicações para a sociedade brasileira, em especial seus reflexos para a Educação Profissional. Conclui-se que apesar da contrarreforma do Ensino Médio estar alinhada com as demais reformas empreendidas pelo Estado brasileiro e que esta aprofunda um quadro histórico de dualidade na educação brasileira, esse processo, por ser político, por trazer em seu cerne os prolegômenos do pensamento hegemônico com as contradições da lógica capitalista corresponde a um espaço para lutas, resistência e mobilização da sociedade por seus direitos inalienáveis.
Abstract: The article analyzes the context of the counterreform of secondary education, its implications in professional formation and its insert in the bigger picture of counter reforms that marks a new historical route for Professional Education in Brazil. It is a bibliographical and documentary research that uses Gramsci’s theoretical categories of hegemony (1991), as well as Saviani’s concept of polytechnics (1989), understanding of the Polytechnic School of Pystrak (2005), and the integrated human formation from Moura, Lima Filho and Silva (2015), to analyze Secondary School Counterreform in paralell to the labor reform and the constitutional amendment for freezing public expenditure and its implications to brazilian society, specially its reflexes to the Professional Education. Regardless of the counterreform of Secondary Education being in line with the other reforms engaged by the brazilian state, that deepens a picture of duality in brazilian education, this process, by being political, bringing into its core the prolegomena of hegemonic thinking with the contradictions of the capitalist logic corresponds to a space for fighting, resistance e social mobilization for its inalienable rights.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46690
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_srsantosmaazevedo.pdf215,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.