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Tipo: TCC
Título: Estratégias de design no processo de branding para a microempresa Tigela Açaí
Autor(es): Nobre, André Ximenes Moreira
Orientador: Oliveira, Emílio Augusto Gomes de
Palavras-chave: Branding;Design;Microempresa - MPE;Pontos de contato
Data do documento: 2018
Citação: NOBRE, A. X. M. Estratégias de design no processo de branding para a microempresa Tigela Açaí. 2018. 108 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O aumento do número de micro e pequenas empresas (MPE) está diretamente ligado à expansão do mercado e à diversidade das relações entre clientes e organizações. O consumo expandiu-se para outras plataformas, universalizando o vínculo, antes, unicamente presenciais. Junto a essa mudança, a competitividade mercadológica, também aumentou, e a diferenciação da concorrência se tornou necessidade básica. Os consumidores estão buscando cada vez mais, experiências, por isso as empresas estão desenvolvendo novos modos de como os produtos e os serviços podem ser utilizados. Neste contexto, a gestão de marca (branding) surge como modelo de negócio, no qual a marca e todos os seus componentes estão no núcleo das estratégias adotadas pela empresa. Esse pensamento estratégico é a premissa para marcas fortes alicerçarem vantagens competitivas e permanecerem no mercado. Inserida nesse cenário de alta concorrência, a microempresa Tigela Açaí e Bristrô, localizada em Fortaleza, é apresentada como objeto central da presente pesquisa. O objetivo geral é apresentar estratégias de design no processo de branding da organização, a fim de gerar diferenciais de competitividade de mercado. Para tal, realizou-se um estudo de caso da empresa, embasado por uma revisão bibliográfica, a fim de analisar todos os fatores que envolvem o Tigela, organizando e conceituando a identidade da marca. Em seguida, um planejamento estratégico dos pontos de contato, com o propósito de materializar os valores intangíveis da marca.
Abstract: The increase in the number of micro and small enterprises (SMEs) is directly related to the expansion of the market and the multiplicity of the relationship between the client and the organizations. Consumer relations expanded to other platforms, universalizing relationships, previously only face-to-face. Alongside this change, market competitiveness has also increased, and differentiation of competition has become a basic necessity. Consumers are increasingly seeking experiences, so companies are developing new ways of how products and services can be used. In this context, brand management (branding) emerges as a business model, in which the brand and all its components are at the core of the strategies adopted by the company. This strategic thinking is the premise for strong brands to build competitive advantages in commerce and remain in the market. Inserted in this scenario of high competition, the microenterprise TigelaAçaí, located in Fortaleza, is the central object of this research. The overall objective is to present design strategies in the branding process of the organization, in order to generate differentials of market competitiveness. To do this, a case study of the company will be carried out, based on a bibliographical review, to analyze all factors that involve the Bowl, organizing and conceptualizing the brand identity. Next, a strategic planning of the points of contact will be developed, with the purpose of materializing the brand's intangible values. Possible points that will be elaborated are: setting of the store, attendance, packaging, visual identity of digital platforms and communication material.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46552
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