Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaciel, Maria José Camelo-
dc.date.accessioned2019-10-07T16:08:52Z-
dc.date.available2019-10-07T16:08:52Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationMACIEL, Maria José Camelo. Docência como base da Pedagogia ou Pedagogia como base da docência? Por uma inversão de lógica. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 366-386.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 188 0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46551-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UFCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleDocência como base da Pedagogia ou Pedagogia como base da docência? Por uma inversão de lógicapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEducação,pedagogia e docência,embora sendo con­ceitos que guardam estreita relação entre si, diferenciam-se pela especificidade que cada um encerra. Entender, pois, como se relacionam e a especificidade de cada um destes conceitos é nossa primeira tarefa neste trabalho que busca esclarecer os nexos e contradições da política educacional brasileira expressa na LDB 9394/96 que cria a figura dos Institutos Superiores de Educação para dar conta da tarefa de formar os profissionais da educação infantil e séries ini­ciais do ensino fundamental, e que recentemente, através Projeto de Resolução do CNE-CP que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Pe­dagogia,define a docência como o conceito basilar da for­mação do pedagogo. Quanto a esta proposição, discordamos e defendemos uma inversão dessa lógica, qual seja,que a pedagogia seja à base da formação dos docentes. Como ponto de partida para iniciar esta reflexão, re­ metemos-nos ao princípio de que a educação tem um objeto definido que se constitui das conquistas humanas materiali­zadas em saberes, conhecimentos, métodos, técnicas, o que torna possível a sua entificação e de que a pedagogia é uma ciência que tem por objeto de estudo a educação. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_mjcmaciel.pdf4,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.