Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46526
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | A orientação espacial na Pré-Escola: analisando os saberes docentes |
Autor(es): | Cavalcante, Cristiane de Oliveira Barguil, Paulo Meireles |
Palavras-chave: | Educação;Docente;Ensino |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | EdUECE |
Citação: | CAVALCANTE, Cristiane de Oliveira; BARGUIL, Paulo. Meireles. A orientação espacial na Pré-Escola: analisando os saberes docentes. In: SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; SANTANA, Larissa Elfísia de Lima; BARRETO, Marcilia Chagas (orgs.). As Múltiplas linguagens da Educação Matemática na formação e nas práticas docentes. Fortaleza: EDUECE, 2018. p. 811-831. |
Resumo: | No contexto da Educação Matemática, a Geometria é pouco explorada com as crianças da Educação Infantil. Quando isso ocorre, o educador, muitas vezes, aborda apenas o (re)conhecimento das formas geométricas bidimensionais – círculo, triângulo, retângulo e quadrado – em atividades de pintura e nomeação. O ensino e a aprendizagem de Geometria, no entanto, precisa oportunizar, tal como propõem vários pesquisadores – (GRANDE, 1994), (CERQUETTI-ABERKNE; BERDONNEAU, 1997), (DUHALDE; CUBERES, 1998), (SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO, 2003), (LORENZATO, 2006) – o desenvolvimento de conceitos referentes a espaço e forma, oferecendo às crianças oportunidades de perceberem e conhecerem os espaços em que vivem, se locomovem, nos quais elas aprendem a explorar, conquistar, ordenar e representar. Este estudo teve como objetivo identificar os saberes docentes de pedagogos que lecionam na Pré-Escola sobre orientação espacial. A pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, foi realizada numa instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental do sistema municipal de Fortaleza. Participaram do estudo duas professoras, sendo uma do infantil IV e uma do infantil V, e uma formadora da Educação Infantil. Ao longo de nove encontros, foram realizadas visitas periódicas para a realização das observações em campo das aulas ministradas pelas professoras participantes da pesquisa e entrevistas (iniciais e reflexivas), que foram gravadas, e, posteriormente, transcritas, gerando textos e reflexões. A partir dos resultados, constatou-se que os saberes docentes referentes à orientação espacial, um conteúdo importante no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças da Pré-Escola, são insuficientes, sendo necessário proporcionar, com urgência, oportunidades de formação que ampliem tais saberes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46526 |
ISBN: | 978 85 7826 675 2 1 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_cocavalcante.pdf | 140,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.