Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46419
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Fernângela Diniz da | - |
dc.contributor.author | Oliveira Junior, José Leite de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-02T17:51:46Z | - |
dc.date.available | 2019-10-02T17:51:46Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fernângela Diniz da; OLIVEIRA JUNIOR, José Leite de. A dimensão pictórica na produção de O ano de 1993, de José Saramago. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46419 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Pictórico | pt_BR |
dc.subject | José Saramago | pt_BR |
dc.title | A dimensão pictórica na produção de O Ano de 1993, de José Saramago | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Publicado em 1975, O ano de 1993, do escritor português José Saramago, é um longo poema em prosa, estiliscamente localizado entre o gênero lírico e o épico. Seu enredo discorre sobre o estado de sítio vivido pelos habitantes de um mundo intrinsecamente insólito, que se configura por um ambiente controlado por forças ocultas, no qual as pessoas são submetidas a uma profunda barbárie. É perceptível o caráter alegórico de O ano de 1993, carregado de metáforas e imagens que direcionam as ideias apresentadas a um alto teor de crítica social e política. Para descrição desse mundo, o escritor utiliza de lexias visuais que remetem ao aspecto pictórico, tais como a descrição de formas geométricas, cores, sombras, além da constituição de retratos de ambientes e naturezas-mortas. A forma como esses recursos são utilizados dialogam com a estética surrealista, haja vista a importância dada à plástica visual e à atmosfera nebulosa que, apesar de mostrar predominantemente o terror nas situações, concede espaço também ao fantástico, comum à vanguarda francesa. Os recursos visuais, na Literatura, são responsáveis por criarem efeitos de sentido a partir de associações sinestésicas que corroboram com a veridicção e buscam a empatia da parte do enunciatário, que tende a assumir sua parte contratual no jogo enunciativo desse mundo ficcional. O presente estudo faz parte de um projeto analítico maior, uma vez que compõe o prelúdio a ser apresentado futuramente na dissertação de mestrado intitulada “A dimensão pictórica na obra O ano de 1993, de José Saramago: um diálogo estético com os manifestos surrealistas, de André Breton”. Para esta primeira fase de pesquisa, voltada especificamente para a presença do pictórico na produção saramaguiana, contamos com o apoio teórico de Henrich Wölfflin, com as categorias do linear e do pictórico, além da produção semiótico-discursiva de Umberto Eco, Roland Barthes, Horácio Costa, Greimas, José Luís Fiorin e Jean-Marie Floch. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fxsilva.pdf | 50,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.