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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Fernângela Diniz da-
dc.contributor.authorOliveira Junior, José Leite de-
dc.date.accessioned2019-10-02T17:51:46Z-
dc.date.available2019-10-02T17:51:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Fernângela Diniz da; OLIVEIRA JUNIOR, José Leite de. A dimensão pictórica na produção de O ano de 1993, de José Saramago. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46419-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura portuguesapt_BR
dc.subjectPictóricopt_BR
dc.subjectJosé Saramagopt_BR
dc.titleA dimensão pictórica na produção de O Ano de 1993, de José Saramagopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPublicado em 1975, O ano de 1993, do escritor português José Saramago, é um longo poema em prosa, estiliscamente localizado entre o gênero lírico e o épico. Seu enredo discorre sobre o estado de sítio vivido pelos habitantes de um mundo intrinsecamente insólito, que se configura por um ambiente controlado por forças ocultas, no qual as pessoas são submetidas a uma profunda barbárie. É perceptível o caráter alegórico de O ano de 1993, carregado de metáforas e imagens que direcionam as ideias apresentadas a um alto teor de crítica social e política. Para descrição desse mundo, o escritor utiliza de lexias visuais que remetem ao aspecto pictórico, tais como a descrição de formas geométricas, cores, sombras, além da constituição de retratos de ambientes e naturezas-mortas. A forma como esses recursos são utilizados dialogam com a estética surrealista, haja vista a importância dada à plástica visual e à atmosfera nebulosa que, apesar de mostrar predominantemente o terror nas situações, concede espaço também ao fantástico, comum à vanguarda francesa. Os recursos visuais, na Literatura, são responsáveis por criarem efeitos de sentido a partir de associações sinestésicas que corroboram com a veridicção e buscam a empatia da parte do enunciatário, que tende a assumir sua parte contratual no jogo enunciativo desse mundo ficcional. O presente estudo faz parte de um projeto analítico maior, uma vez que compõe o prelúdio a ser apresentado futuramente na dissertação de mestrado intitulada “A dimensão pictórica na obra O ano de 1993, de José Saramago: um diálogo estético com os manifestos surrealistas, de André Breton”. Para esta primeira fase de pesquisa, voltada especificamente para a presença do pictórico na produção saramaguiana, contamos com o apoio teórico de Henrich Wölfflin, com as categorias do linear e do pictórico, além da produção semiótico-discursiva de Umberto Eco, Roland Barthes, Horácio Costa, Greimas, José Luís Fiorin e Jean-Marie Floch.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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