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dc.contributor.advisorSilva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e-
dc.contributor.authorCarneiro, Alexander Catunda-
dc.date.accessioned2019-10-02T17:32:35Z-
dc.date.available2019-10-02T17:32:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCARNEIRO, A. C. Signos Lúdicos: design de jogos analógicos de simulação como sistemas de representação. 2019. 145 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46412-
dc.description.abstractThis final graduation project aims to research the correlations between systems theory, semiotic studies and analog game design. In the first half of the project, the three fields are covered by an extensive bibliographic exploration. The main points of interaction between the three areas are investigated, as well as where they overlap. Semiotics is applied as a model to understand how games are capable to represent, which are their signs and their semiotic objects. Systems theory is used in the study of how the different elements of a game are organized, considering that these objects can be either concrete or abstract. The methodology used is to apply semiotics and systems theory as a lens to analyze the object: analog board games. The main goal is to understand how both fields can contribute to new perspectives on analog game design. The second part of the project exercises the same analysis through a more practical method: the actual design proposition of a board game that comprehends the approached theoretical fields both in it’s theme and process of creation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesign de jogospt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectTeoria dos sistemaspt_BR
dc.titleSignos lúdicos: design de jogos analógicos de simulação como sistemas de representaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho de conclusão de curso visa analisar as relações entre teoria dos sistemas, semiótica e design de jogos analógicos. Na primeira metade do trabalho, uma extensa exploração bibliográfica cobre o vasto terreno das três áreas. Investigam-se os principais pontos de interação e sobreposição dos campos no âmbito teórico. A semiótica é empregada como modelo para entender como os jogos são capazes de representar, quais são seus principais signos e objetos. A teoria dos sistemas é utilizada para o estudo de como os diferentes elementos dos jogos se organizam, tanto num nível concreto como num nível abstrato. Através da metodologia, utilizando semiótica e teoria dos sistemas como lente de análise sobre o objeto jogo, busca-se entender como ambas as áreas podem contribuir para novas perspectivas sobre os jogos analógicos. A segunda parte do trabalho exercita a mesma análise sob um viés prático, através do projeto de um jogo de tabuleiro que compreende todos os assuntos abordados em sua temática e em seu processo de design.pt_BR
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