Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4639
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVictor, Janaína Fonseca-
dc.contributor.authorSousa, Rosilea Alves de-
dc.date.accessioned2013-03-12T14:07:22Z-
dc.date.available2013-03-12T14:07:22Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationVICTOR, J. F. ; SOUSA, R. A. Grupo de teatro de fantoches saúde com arte : proposta de enfermagem para educação em saúde. Rev. RENE, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 79-84, maio/ago. 2007.pt_BR
dc.identifier.issn1517-3852 Impressa-
dc.identifier.issn2175-6783 On line-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4639-
dc.description.abstractThis research intends to report an experience of forming a theatre group with puppets Art with health developed by nurses and nursing technicians at a University Hospital in Fortaleza, Ceará. The implementation of the puppets theatre contemplated four stages: sensibilization, concretization, integration and presentation. The puppets were made with felt, accessories, also with ethylene-vinyl acetate ( E.V.A) and card board. The articulated and dismountable scenery was built with wood (1,60m X 2,50m). The group experience allowed people that were engaged to glimpse new ways of caring through actions supported by scientific knowledge, but also empowered by other aspects of human totality such as joy and entertainment. The theatre group made possible the realization of nursing actions aiming the promotion of health in a different way.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista RENEpt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectTerapia pela Artept_BR
dc.titleGrupo de teatro de fantoches saúde com arte : proposta de enfermagem para educação em saúdept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrRelato de experiência da formação do grupo de teatro de fantoches Saúde com Arte desenvolvido por enfermeiras e técnicos de enfermagem de um hospital universitário em Fortaleza-CE. A implementação do teatro de fantoches contemplou quatro etapas: sensibilização, concretização integração e apresentação. Os fantoches foram confeccionados com tecido tipo feltro, acessórios de Etileno Vinil Acetato (E.V.A) e cartolina. O cenário foi construído de madeira (1,60m X 2,50m), articulado e desmontável. A experiência do grupo permitiu aos participantes vislumbrar novas formas de cuidar através de ações apoiadas por conhecimento científico, porém impulsionadas por outros aspetos da totalidade humana, como a alegria e o entretenimento. O grupo de teatro possibilitou a realização de ações de enfermagem com vistas à promoção da saúde de forma diferenciada.pt_BR
dc.description.abstract-esRelato de experiencia de la formación del grupo de teatro de marionetas Salud con Arte desarrollado por enfermeras y técnicos de enfermería de un hospital universitario en Fortaleza-Ce. La implantación del Teatro de Marionetas tuvo en cuenta cuatro etapas: sensibilización, concreción, integración y presentación. Las marionetas se confeccionaron con tela tipo fieltro, accesorios de Etileno Vinil Acetato (E.V.A) y cartulina. El escenario fue hecho de madera (1,60m x 1,60m x 2,50m) articulado y desmontable. La experiencia del grupo permitió a los participantes vislumbrar nuevas formas de cuidar, a través de acciones apoyadas por conocimiento científico, pero impulsadas por otros aspectos de la totalidad humana, como la alegría y el entretenimiento. El grupo de teatro posibilitó la realización de acciones de enfermería con vistas a fomentar la salud de forma diferenciada.pt_BR
dc.title.enPuppets theater group health with art : nursing proposal for education in healthpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_jfvictor.pdf113,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.