Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46257
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | A compreensão do desenvolvimento curricular por docentes de uma escola pública de Teresina/PI |
Autor : | Aguiar, Elenita Maria Dias de Sousa Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
Palabras clave : | Educação;Desenvolvimento de currículo;Avaliação curricular;Escola pública |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | AGUIAR, Elenita Maria Dias de Sousa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. A compreensão do desenvolvimento curricular por docentes de uma escola pública de Teresina/PI. In: HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. p. 176-193. |
Resumen en portugués brasileño: | Estudar, pesquisar, conhecer sobre currículo, ações que se fazem necessárias para melhor desenvolvê-to. Estudo esse que tem tido um especial enfoque nas últimas décadas, destacando-se como relevante a necessidade da avaliação curricular, é fator que se faz presente na educação, pois é vivenciado nas escolas por seus pares. Partindo do pressuposto de que as condições de desenvolvimento de um currículo escolar só poderão ser entendidas de fato se buscadas em conjunto, infere-se que, necessitam ser avaliadas num contexto para que assim possam ser compreendidas. Com estas expectativas realizou-se no período de estudos das disciplinas do mestrado, especificamente, na disciplina de Avaliação Curricular, uma pesquisa piloto ou pré-teste em uma Escola Pública Municipal de Teresina - PI, situada na zona sudeste da cidade, definindo-se como sujeitos, três professoras de 5° ano do Ensino Fundamental. Foi proposto às professoras que avaliassem o desenvolvimento do currículo da escola em que trabalham, a partir de alguns aspectos curriculares que o compõem. Outros sujeitos foram envolvidos (pedagoga e técnica da secretaria), como contributivo às ideias expressas na avaliação realizada pelas professoras. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46257 |
ISBN : | 978-85-866-2722-4 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_capliv_emdsaguiarphcholanda.pdf | 4,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.