Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46245
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Simões, Paulo Jorge Alcobia | - |
dc.contributor.author | Macena, Nilo Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T17:13:39Z | - |
dc.date.available | 2019-09-27T17:13:39Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MACENA, N. T. Design de informação aplicado ao sistema de transporte público de Fortaleza: Um estudo de caso centrado no Campus do Benfica da UFC. 2018. 50 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46245 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Design de Informação | pt_BR |
dc.subject | Infografia | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Informação | pt_BR |
dc.subject | Transporte Público | pt_BR |
dc.title | Design de informação aplicado ao sistema de transporte público de Fortaleza: um estudo de caso centrado no Campus do Benfica da UFC | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O sistema de transporte público de Fortaleza consiste numa rede complexa de dados com uma série de agentes envolvidos tanto interna quanto externamente. O design de informação trabalha com a identificação, armazenagem, interpretação, organização e utilização dos conteúdos apreendidos a fim de gerar novas interpretações a partir de um conjunto de dados. Utilizou-se da metodologia de pesquisa Antonio Gil para definir etapas de trabalho em paralelo a metodologia de projeto para realizar um estudo de caso sobre o Campus do Benfica da UFC. O escopo definido são as linhas de ônibus contempladas pelas paradas de ônibus mais próximas do Centro de Humanidades 2 e da Reitoria da UFC. O levantamento inclui também informações sobre o Sistema Integrado de Transporte da cidade de Fortaleza. A partir da matriz de dados gerada, foram ilustrados mapas para representar diferentes características das informações recolhidas. A apresentação dos dados em composições visuais permite novas leituras dos mesmos. | pt_BR |
dc.description.abstract-fr | Le système de transport en commun de Fortaleza est un réseau complexe de données avec une gamme d’agents impliqués à la fois intérieurement et extérieurement. Le design de l’information utilise l’identification, le stockage, l’interprétation, l’organisation et l’utilisation du contenu saisit afin de créer des nouvelles interprétations à partir d’un ensemble de données. La méthodologie de recherche d'Antonio Gil a été utilisé pour définir les étapes du travail parallèlement à la méthodologie de projet pour réaliser une étude de cas sur le campus du Benfica à l'UFC. Le champ d'application défini est celle des lignes de bus incluses par les arrêts de bus les plus proches du Centro de Humanidades 2 et du rectorat de l'UFC. L'enquête comprend aussi des informations sur le système de transport intégré de la ville de Fortaleza. À partir de la matrice de données générée, des cartes ont été faites pour montrer différentes caractéristiques des informations collectées. La présentation des données dans des compositions visuelles permet de nouvelles lectures de la même chose. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DESIGN - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_ntmacena.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.