Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46201
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Venâncio, Rafael Duarte Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T11:30:20Z | - |
dc.date.available | 2019-09-27T11:30:20Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | VENÂNCIO, Rafael Duarte Oliveira. O fantasma de Salò: pulsão midiática no último filme de Pier Paolo Pasolini. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 7, n. 3, p. 35-47, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179 9938 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46201 | - |
dc.description.abstract | This article wants to understand how the diegetic logic of Salò, the last film by Pier Paolo Pasolini, engenders an instinctual fascism. This is demonstrated from the Lacanian logic of desire centered on “phantasm” conceptual figure. With the sexual reading of the concept, made by Contardo Calligaris, the article shows that fascism that Pasolini criticizes need not be only political, but also can be put in an economic situation such as that the mediatized capitalism sets in motion. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC | pt_BR |
dc.subject | Pasolini, Pier Paolo, 1922-1975 | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Facismo | pt_BR |
dc.title | O fantasma de Salò: pulsão midiática no último filme de Pier Paolo Pasolini | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo deseja entender como a lógica diegética de Salò, último filme de Pier Paolo Pasolini, engendra um fascismo pulsional. Isso é demonstrado a partir da lógica lacaniana do desejo centrado na figura conceitual do fantasma. Com a leitura sexual do conceito feita por Contardo Calligaris, o artigo mostra que o fascismo que Pasolini critica não precisa ser apenas o político, mas também pode ser posto em uma situação econômica tal como aquela que o capitalismo midiatizado coloca em movimento. | pt_BR |
dc.title.en | The phantom of Salò: media drive in Pasolini’s last film | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_rdovenancio.pdf | 463,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.