Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46162
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Notícias ambientais em sites de mídias comerciais, especializados em meio ambiente, de organizações não governamentais e governamentais
Título en inglés: Environmental issues in commercial media sites, specialized in environment, governmental and non-governmental organizations
Autor : Mazzarino, Jane M.
Behs, Micael Vier
Mantovani, Ticiane
Palabras clave : Noticias;Meio ambiente;Jornalismo
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC
Citación : MAZZARINO, Jane M.; BEHS, Micael Vier; MANTOVANI, Taciane. Notícias ambientais em sites de mídias comerciais, especializados em meio ambiente, de organizações não governamentais e governamentais. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 6, n. 2, p. 244-262, 2015.
Resumen en portugués brasileño: Enquanto lugar que absorve em si as narrativas do mundo, o campo jornalístico parece estar autorizado a construir, através de protocolos e rituais que lhe são específicos, referências e pontos de vista sobre os mais variados temas, inclusive aqueles que dizem respeito à oferta de conteúdos sobre questões de ordem ambiental. O objetivo deste estudo é identificar e comparar os temas ambientais agendados por quatro grupos de sites: de mídias comerciais, de organizações não governamentais; de organizações governamentais e de portais especializados na temática ambiental. O método é quantitativo, baseado na pesquisa bibliográfica e documental em 12 sites. A análise de conteúdo das 1907 notícias, publicadas entre outubro de 2011 e fevereiro de 2012, em todos os veículos analisados dos quatro grupos aponta os temas mais recorrentes e o volume de notícias entre os diferentes tipos de sites, buscando aproximações e distanciamentos entre eles.
Abstract: While the place that absorbs the narratives of the world, the journalistic field seems to be allowed to build, through specific protocols and rituals, references and viewpoints concerning various subjects, including those relating to the offer of content about environmental issues. The objective of this study is to identify the issues on environment that are most offered within four groups of websites: commercial media, non-governmental organizations, governmental organizations and websites specialized in environmental issues. The method is quantitative, based on research of literature and documents in 12 websites. The content analysis of the 1907 news, published between October 2011 and February 2012, in all vehicles analyzed of the four groups, points recurrent themes, disparity in volume of news among the different types of sites and the topics that are more addressed by each website, looking for similarities and differences between them.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46162
ISSN : 2179 9938
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_art_jmmazzarinomvbehs.pdf634,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.