Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Gustavo-
dc.date.accessioned2019-09-25T18:05:26Z-
dc.date.available2019-09-25T18:05:26Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSOUZA, Gustavo. Exclusivas, recorrentes e universais: abordagens da sociabilidade em documentários de periferia. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 5, n. 2, p. 3-19, 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2179 9938-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46103-
dc.description.abstractDocumentaries made in Brazilian peripheries have three important themes of appropriation modes related to everyday sociability: one related to the unique experiences of peripheral spaces; the applicants other experiences, but not exclusive of suburbs and slums, and a third that transcends the territory, facing universal issues. To prove this hypothesis, this study will examine documentaries made in several Brazilian cities, making them the following question: how such films seize the everyday and their sociability? The answer to this question attentive to a distant everyday point of view that sees itself as the place of the banal, of intimacy and routine without history, to place him as a historical production of space and policy that is configured as an important axis that structure peripheral audiovisual production.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPassagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFCpt_BR
dc.subjectDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.titleExclusivas, recorrentes e universais: abordagens da sociabilidade em documentários de periferiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA produção documental periférica apresenta três importantes modos de apropriação de temáticas referentes às sociabilidades cotidianas: um relacionado às experiências exclusivas dos espaços periféricos; outro às experiências recorrentes, mas não exclusivas das periferias e favelas e um terceiro que transcende o território e migra para questões universais. Para comprovar esta hipótese, este trabalho analisará documentários realizados em diversas cidades brasileiras, fazendo-lhes a seguinte pergunta: como tais filmes apreendem o cotidiano e suas respectivas sociabilidades? A resposta a esta questão atenta para um cotidiano distante do ponto de vista que o enxerga como o lugar do banal, da intimidade e do rotineiro sem história, para situá-lo como um espaço de produção histórica e política que se configura como um importante eixo que estrutura a produção audiovisual periférica.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_gsouza.pdf479 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.