Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46103
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Exclusivas, recorrentes e universais: abordagens da sociabilidade em documentários de periferia |
Autor(es): | Souza, Gustavo |
Palavras-chave: | Documentário (Cinema);Periferia;Sociedade |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC |
Citação: | SOUZA, Gustavo. Exclusivas, recorrentes e universais: abordagens da sociabilidade em documentários de periferia. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 5, n. 2, p. 3-19, 2014. |
Resumo: | A produção documental periférica apresenta três importantes modos de apropriação de temáticas referentes às sociabilidades cotidianas: um relacionado às experiências exclusivas dos espaços periféricos; outro às experiências recorrentes, mas não exclusivas das periferias e favelas e um terceiro que transcende o território e migra para questões universais. Para comprovar esta hipótese, este trabalho analisará documentários realizados em diversas cidades brasileiras, fazendo-lhes a seguinte pergunta: como tais filmes apreendem o cotidiano e suas respectivas sociabilidades? A resposta a esta questão atenta para um cotidiano distante do ponto de vista que o enxerga como o lugar do banal, da intimidade e do rotineiro sem história, para situá-lo como um espaço de produção histórica e política que se configura como um importante eixo que estrutura a produção audiovisual periférica. |
Abstract: | Documentaries made in Brazilian peripheries have three important themes of appropriation modes related to everyday sociability: one related to the unique experiences of peripheral spaces; the applicants other experiences, but not exclusive of suburbs and slums, and a third that transcends the territory, facing universal issues. To prove this hypothesis, this study will examine documentaries made in several Brazilian cities, making them the following question: how such films seize the everyday and their sociability? The answer to this question attentive to a distant everyday point of view that sees itself as the place of the banal, of intimacy and routine without history, to place him as a historical production of space and policy that is configured as an important axis that structure peripheral audiovisual production. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46103 |
ISSN: | 2179 9938 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_gsouza.pdf | 479 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.