Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46100
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Espaços de exposição de Lisstizky: a Grande Transição |
Autor(es): | Kouteinikova, Inessa |
Palavras-chave: | Foto Arte (Exposição);Arquitetura;Design |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC |
Citação: | KOUTEINIKOVA, Inessa. Espaços de exposição de Lisstizky: a Grande Transição. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 5, n. 1, p. 119-132, 2014. |
Resumo: | A contribuição de El Lisstizky para o modernismo foi decisiva em quatro diferentes áreas, as quais devo reconhecer antes de traçar sua vida e contribuição como um designer de exposições. Primeiramente, como pintor, sua criação do conceito de PROUN significando abertura de espaço e um acesso através do qual alcança a arquitetura e o design tridimensional. Em segundo lugar, como um teórico visual da arquitetura construtivista, e inventor de uma das mais dinâmicas invenções da área, o Skyhood. Em terceiro lugar, como o principal tipógrafo e ilustrador do Construtivismo, criador de um novo tipo de livro, no qual o conceito do design assumiu a apresentação da comunicação, com acesso simultâneo a todas as páginas, de modo que o livro se tornasse um tipo de objeto-PROUN. Em quarto lugar, e o menos discutido, como realizador de um novo tipo de arte na forma de um espaço de exposição total, pioneira nos seus quartos-PROUN e aplicadas nas suas exposições de propaganda Soviética e industrial na Alemanha, entre 1927-1930. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46100 |
ISSN: | 2179 9938 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_ikouteinikova.pdf | 307,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.