Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46095
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMello, Jamer Guterres de-
dc.date.accessioned2019-09-25T17:44:38Z-
dc.date.available2019-09-25T17:44:38Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMELLO, Jamer Guterres de. O arquivo como sintoma: anacronismo das imagens na obra de Harun Farocki. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 5, n. 1, p. 20-34, 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2179 9938-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46095-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPassagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFCpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectAnálise de séries temporaispt_BR
dc.titleO arquivo como sintoma: anacronismo das imagens na obra de Harun Farockipt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho busca investigar de que maneira a imagem de arquivo pode ser considerada como sintoma, portadora de uma memória que lhe é particular, dando espaço a uma montagem de tempos heterogêneos e descontínuos, a partir das contribuições de Georges Didi-Huberman. Para tanto, fixamos nossa atenção ao filme “A Saída dos Operários da Fábrica” (1995), produzido inteiramente com imagens de arquivo pelo cineasta alemão Harun Farocki. Pensar o arquivo como sintoma significa reivindicar sua fertilidade crítica para além dos atributos iconográficos mais evidentes. É a partir do conceito de sintoma, experiência interior da imagem, que Didi-Huberman vai estabelecer o paradoxo do anacronismo ao pensar em um tempo historicamente complexo e impuro que se manifesta nas imagens.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_jgmello.pdf306,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.