Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46095
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O arquivo como sintoma: anacronismo das imagens na obra de Harun Farocki |
Authors: | Mello, Jamer Guterres de |
Keywords: | Cinema;Imagens;Análise de séries temporais |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC |
Citation: | MELLO, Jamer Guterres de. O arquivo como sintoma: anacronismo das imagens na obra de Harun Farocki. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 5, n. 1, p. 20-34, 2014. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho busca investigar de que maneira a imagem de arquivo pode ser considerada como sintoma, portadora de uma memória que lhe é particular, dando espaço a uma montagem de tempos heterogêneos e descontínuos, a partir das contribuições de Georges Didi-Huberman. Para tanto, fixamos nossa atenção ao filme “A Saída dos Operários da Fábrica” (1995), produzido inteiramente com imagens de arquivo pelo cineasta alemão Harun Farocki. Pensar o arquivo como sintoma significa reivindicar sua fertilidade crítica para além dos atributos iconográficos mais evidentes. É a partir do conceito de sintoma, experiência interior da imagem, que Didi-Huberman vai estabelecer o paradoxo do anacronismo ao pensar em um tempo historicamente complexo e impuro que se manifesta nas imagens. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46095 |
ISSN: | 2179 9938 |
Appears in Collections: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_art_jgmello.pdf | 306,55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.