Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46094
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O enquadramento e o fora de campo em videogramas de uma revolução |
Autor(es): | Fagioli, Julia |
Palavras-chave: | Cinema;Linguagem cinematográfica;Manifestação |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC |
Citação: | FAGIOLI, Julia. O enquadramento e o fora de campo em videogramas de uma revolução. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 5, n. 1, p. 4-19, 2014. |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar o enquadramento e o fora de campo em Videogramas de uma revolução (Harun Farocki e Andrei Ujica, 1991/1992) a partir de três gestos marcantes no filme: a mise-en-scène do poder ditatorial, as imagens amadoras e a tomada da emissora estatal pelos manifestantes. A partir da definição de Gilles Deleuze de enquadramento e fora de campo, procuramos demonstrar como se dá a vinculação entre as mises-en-scène e seus componentes por meio desses dois recursos da linguagem cinematográfica. |
Abstract: | This article aims to analyze the framing and the offscreen of Videograms of a revolution (Harun Farocki and Andrei Ujica, 1991-1992) from three striking gestures in the film: the mise-en-scène of the dictatorial power, the amateur images and the taking of the state television by protesters. Taking Gilles Deleuze’s definition of framing and offscreen, we try to demonstrate how it provides the link between the mises-en-scène and its components by means of these two features of film language |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46094 |
ISSN: | 2179 9938 |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_jfagioli.pdf | 258,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.