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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, Luciana Maria Fernandes-
dc.contributor.authorAragão, Marília Cordeiro-
dc.date.accessioned2019-09-25T17:40:08Z-
dc.date.available2019-09-25T17:40:08Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationARAGÃO, Marília Cordeiro. Desenvolvimento da psicomotricidade nas aulas de Educação Física em crianças de 6 a 10 anos de idade em uma escola particular de Fortaleza. 2010. 78 f. Monografia (Graduação em Educação Física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46093-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectCrianças de 6 a 10 anospt_BR
dc.titleDesenvolvimento da psicomotricidade nas aulas de Educação Física em crianças de 6 a 10 anos de idade em uma escola particular de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo da psicomotricidade destaca-se por possibilitar a análise do desenvolvimento motor em idades distintas, demonstrando possíveis modificações que podem interferir na aprendizagem. Diferentes atividades nas aulas de Educação Física podem estimular diversos fatores do desenvolvimento das crianças e identificar problemas no progredir de aspectos do desenvolvimento motor. Através da pesquisa foi possível examinar o perfil psicomotor de crianças de 6 a 10 anos de idade que participam das aulas de Educação Física escolar, através da aplicação de baterias de testes psicomotores de Vítor da Fonseca (1975), em dois momentos: antes de estímulos, no início do estudo, e já próximo ao final do estudo após a inclusão de atividades psicomotoras nas aulas de Educação Física escolar. Os principais fatores observados foram equilibração, lateralização, noção corporal, estruturação espaço-temporal, praxia global e praxia fina. Foi possível perceber que diversos aspectos foram desenvolvidos e que a aplicação de testes psicomotores e atividades voltadas a esta abordagem nas aulas de Educação Física tornam-se instrumentos importantes para um monitoramento do crescimento de cada criança. Realizar um estudo sobre a psicomotricidade de crianças de 6 a 10 anos de idade torna-se importante para que dentro do contexto da Educação Física, mais profissionais que trabalham com Educação Infantil possam perceber a relevância deste e notar que através de atividades psicomotoras muitos fatores significativos do desenvolvimento global da criança podem ser trabalhados de forma contextualizada.pt_BR
dc.description.abstract-esEl estudio de la psicomotricidad se destaca por permitir el análisis del desarrollo del motor a diferentes edades, mostrando las posibles modificaciones que puedan interferir con el aprendizaje. Diferentes actividades en las clases de educación física, varios factores pueden estimular el progreso de los niños de desarrollo e identificar los problemas en los aspectos de desarrollo motor. A través de la investigación fue posible analizar el perfil psicomotor de los niños de 6 a 10 años de edad que participan en las clases de educación física, mediante la aplicación de una batería de pruebas de psicomotricidad Vitor da Fonseca (1975), en dos ocasiones: antes de la estimulación al inicio del estudio, y ya cerca del final del estudio, tras la inclusión de las actividades de psicomotricidad en las clases de educación física en la escuela. Los principales factores que se observaron equilibrio lateralización, el concepto de cuerpo, estructura, espacio-tiempo, la praxis y la praxis global bien. Cabe señalar que varios aspectos se han desarrollado y que la aplicación de pruebas psicomotoras y actividades dirigidas a este enfoque en las clases de educación física se convierten en herramientas importantes para vigilar el crecimiento de cada niño. Realizar un estudio sobre la psicomotricidad de los niños de 6 a 10 años de edad, es importante que en el contexto de la educación física, la mayoría de los profesionales que trabajan con la educación de la primera infancia puede entender la relevancia de este y señaló que las actividades de psicomotricidad a través de muchos factores importantes el desarrollo integral de los niños se puede trabajar de una manera contextualizada.pt_BR
Aparece en las colecciones: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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