Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46053
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Geografias de cinema: o lugar das memórias no filme “A Vila”
Autor(es): Queiroz Filho, Antonio Carlos
Palavras-chave: Cinema;Memória;Fotografia
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC
Citação: QUEIROZ FILHO, Antonio Carlos. Geografias de cinema: o lugar das memórias no filme “A Vila”. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, fev. 2013.
Resumo: Olhamos para uma imagem, dela surgem outras. A sensação de naturalidade com que realizamos essas ligações “entre-imagens” é resultante daquilo que chamamos de educação visual. Somos educados cotidianamente a dar sentido às imagens que vemos. São esses sentidos que nos apoiam no entendimento dos filmes. Mas não só deles. Ao voltarmos nossa atenção para o espaço que é grafado pelo cinema, percebemos que nele estão adensados sentidos que nos darão possibilidade de, mobilizados pelas suas imagens e sons, caminhar por essas geografias, a um só tempo, pessoais e coletivas. Esse adensamento de sentidos ocorre porque quando assistimos a um filme, realizamos o movimento de atribuirmos a essas imagens, significados. Por isso a importância de uma pesquisa com imagens. Não só porque elas pautam nossas ações no mundo contemporâneo, mas também pelo risco de confundirmos a sensação de tranquilidade, de calmaria com que certos significados saltam dessas imagens como se isso fosse natural, coisa dada. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46053
ISSN: 2179-9938
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_acqueirozfilho.pdf835,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.