Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46029
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lucas, Meize Regina de Lucena | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T19:20:12Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23T19:20:12Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | LUCAS, Meize Regina de Lucena. Primeiras vistas: apontamentos para uma discussão em torno da análise de filme. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 2, n. 1, jun. 2011. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-9938 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46029 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Filme | pt_BR |
dc.subject | Produção cinematográfica | pt_BR |
dc.title | Primeiras vistas: apontamentos para uma discussão em torno da análise de filme | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No cerne dos debates entre aqueles que se dedicam ao estudo do cinema, uma questão aparece de forma recorrente: haveria uma especificidade do filme documentário em relação ao filme de ficção ou ambos devem ser vistos como discursos, o que anularia uma pretensa diferença entre eles? Muitos estudiosos já se debruçaram sobre essa questão e pautaram um importante debate, mas desejo recolocar essa mesma questão em outros termos e para fazê-lo tomo como objeto de reflexão a produção cinematográfica brasileira em seus primórdios. A quase totalidade dessa produção está irremediavelmente perdida. Se os filmes desapareceram, o mesmo não se pode dizer dos discursos que nos informam sobre eles. São textos de jornais e revistas somados a uns poucos filmes da mesma época que sobreviveram. Textos que, aliás, não informam, apenas; eles, em si, fazem parte da condição de existência do filme na medida em que o filme deve ser entendido como um produto cultural. E o que o torna um produto cultural, e não um objeto qualquer, é a produção de uma crença no valor do produto que permita reconhecê-lo como tal. O recurso ao texto impresso visa trabalhar com a produção dessa crença. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_mrllucas.pdf | 291,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.