Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Georgia da Cruz-
dc.contributor.authorMacedo, Iago Fillipi Patrocínio-
dc.date.accessioned2019-09-19T18:08:46Z-
dc.date.available2019-09-19T18:08:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMACEDO, Iago Fillipi Patrocínio. Fortaleza otaku: o processo de desenvolvimento de um Documentário sobre o impacto da cultura pop japonesa em seus fãs Fortalezenses . 2018. 151 f. Monografia (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45939-
dc.description.abstractThis technical report presents the development process of the hypervideo documentary named “Fortaleza Otaku”, since its research and design stage until its publication on Youtube, aiming to verify the experience that the contact with Japanese pop culture provided in the life of the otakus, term used to designate fans of this culture. The motivating question for the project was: "How to present the experience that Japanese pop culture has provided and still provides in the life of the otakus from Fortaleza city through the production of an audiovisual documentary?". To do so, firstly, the concepts and techniques used as a basis for the construction of the film, as well as the description of the documentary's development, step-by-step, will be presented. Among some of the concepts and some of the techniques used, we can use as example screenplay, hypervideo, rule of thirds, chromatic harmonies, fieldnotes and color correction. About image and sound capture, "Fortaleza Otaku" had the support of the Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes and TV Unifor. The difficulties encountered in the process are relative to the production of the film itself, taking as an example the acquisition of great quality equipment for image and sound capture and the large amount of recorded material to be analyzed and edited into a documentary form. It is hoped that “Fortaleza Otaku” may mitigate some pre-judgments or stereotypes about the otaku culture and that it be used as a basis for further research, acting as a reference and as a historical document on the subject. Still, it is hoped that the film is seen as a way in which some young people or people who are related to the subject feel properly represented. The film was edited using Sony Vegas Pro 16.0 software and motion graphics production took place through After Effects CC 2018 and Blender 2.79 software. For the development of the film, reference was made to Puccini (2011), Nichols (2013), Ramos (2008) and Thompson (2011). The documentary "Fortaleza Otaku" can be seen at the link: https://goo.gl/icTDwv.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectCultura pop japonesapt_BR
dc.subjectOtakupt_BR
dc.subjectProdução Audiovisualpt_BR
dc.subjectHipervídeopt_BR
dc.titleFortalezaotaku: oprocesso de desenvolvimento de um documentário sobre oimpacto da cultura pop japonesa em seus fãs fortalezensespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO relatório técnico em questão apresenta o processo de produção para o desenvolvimento do documentário hipervídeo “Fortaleza Otaku”, desde a etapa de pesquisa e de concepção até a publicação do filme no Youtube, objetivando verificar a experiência que o contato com a cultura pop japonesa proporcionou na vida dos otakus fortalezenses, termo utilizado para designar os fãs dessa cultura. A pergunta motivadora para o projeto foi: “Como apresentar a experiência que a cultura pop japonesa proporcionou e ainda proporciona na vida dos otakus fortalezenses por meio da produção de um documentário audiovisual?”. Para tanto, primeiramente serão apresentados os conceitos e as técnicas utilizadas como base para a construção do filme, bem como a descrição do passo-a-passo para o desenvolvimento do documentário. Dentre alguns dos conceitos e algumas das técnicas utilizadas estão roteirização, hipervídeo, regra dos terços, harmonias cromáticas, diário de campo e correção de cor. Em relação a captação das imagens e do som, o “Fortaleza Otaku” teve o apoio da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes e da TV Unifor. As dificuldades encontradas no processo estão ligadas a produção do filme em si, tendo como exemplo a aquisição de equipamentos de qualidade para a captação de imagem e de som e a grande quantidade de material gravado para ser analisado e editado na forma do documentário. Espera-se que o “Fortaleza Otaku” possa mitigar alguns pré-julgamentos ou estereótipos sobre a cultura otaku e que seja utilizado como base para outras pesquisas futuras, agindo como uma referência e um documento histórico sobre a temática. Ainda, almeja-se que o filme seja visto como uma maneira em que alguns jovens ou pessoas que sejam relacionadas a temática se sintam representados adequadamente. A edição do filme ocorreu através do software Sony Vegas Pro 16.0 e a produção dos motion graphics aconteceu por meio dos softwares After Effects CC 2018 e Blender 2.79. Para o desenvolvimento do filme, foram utilizados como referência autores como Puccini (2011), Nichols (2013), Ramos (2008) e Thompson (2011). O documentário “Fortaleza Otaku” pode ser acessado no link: https://goo.gl/icTDwv.pt_BR
Aparece nas coleções:SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_ifpmacedo.pdf7,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.