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Tipo: TCC
Título: Percepção dos gestores de escolas públicas do ensino fundamental em relação à biblioteca escolar
Autor(es): Muniz, Rosa Perpétua Fonseca
Orientador: Nunes, Jefferson Veras
Palavras-chave: Educação;Biblioteca Escolar;Bibliotecário
Data do documento: 2019
Citação: MUNIZ, Rosa Perpétua Fonseca. Percepção dos gestores de escolas públicas do ensino fundamental em relação à biblioteca escolar. 2019. 53f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Analisa a percepção dos gestores das Escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental I, localizadas na Área Regional VI, Fortaleza, em relação à Biblioteca Escolar. A escola pública desempenha relevante papel na promoção do acesso à educação, sobretudo das classes menos favorecidas economicamente, por meio da universalização da educação básica, gratuita e de qualidade. E neste contexto, a Biblioteca Escolar, entendida como o ambiente físico e digital que contribui com o fazer pedagógico por meio de atividades de pesquisa e promoção de práticas de leitura, escrita, arte, cultura torna-se um recurso indispensável à promoção da educação integral dos alunos, como também ao desenvolvimento da comunidade escolar. O estudo utilizou-se da pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa e aplicação de questionário. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos gestores consultados reconhece a contribuição que a biblioteca pode oferecer para a escola e assim acreditam na melhoria que a universalização da mesma proporcionará para a educação. Conclui-se que o bibliotecário escolar, além de desempenhar as funções relacionadas ao ambiente, à organização, preservação e disseminação da informação, deve ser capaz de em parceria com o professor, desempenhar atividades que auxiliem no processo educacional.
Abstract: It analyzes the perception of the managers of the Municipal Public Schools of Primary Education I, located in the Regional Area VI, Fortaleza, in relation to the School Library. The public school plays an important role in promoting access to education, especially for economically disadvantaged classes, through the universalization of basic, free and quality education. And in this context, the School Library, understood as the physical and digital environment that contributes to the pedagogical achievement through research activities and promotion of reading, writing, art, culture practices, becomes an indispensable resource for the promotion of integral education of students, as well as the development of the school community. The study was based on exploratory research with qualitative approach and questionnaire application. The results obtained indicate that most of the consulted managers recognize the contribution that the library can offer to the school and thus believe in the improvement that the universalization of the same will provide for education. It is concluded that the school librarian, in addition to performing the functions related to the environment, to the organization, preservation and dissemination of information, must be able, in partnership with the teacher, to carry out activities that aid in the educational process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45922
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