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Tipo: TCC
Título: Biblioteca escolar e a convivência com sua comunidade: um estudo de caso na biblioteca de uma escola da Prefeitura em Caucaia-CE
Autor(es): Souza, Débora Luz Moreira de
Orientador: Nunes, Jefferson Veras
Palavras-chave: Biblioteca escolar;Competências do Bibliotecário Escolar;Lei 12.244/2010
Data do documento: 2019
Citação: SOUZA, Débora Luz Moreira de. Biblioteca escolar e a convivência com sua comunidade: um estudo de caso na biblioteca de uma escola da Prefeitura em Caucaia-CE. 2019. 80f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: O contexto da biblioteca escolar mostra um cenário de precariedade, principalmente quando se trata das bibliotecas das escolas públicas. Providências têm sido tomadas a fim de melhorar esse panorama, no entanto as mudanças têm acontecido morosamente, posto que em primeiro lugar deve haver uma conscientização sobre o valor da biblioteca escolar. Assim, o objetivo geral é estudar a contribuição social de uma biblioteca escolar da rede pública do município de Caucaia. Já os objetivos específicos são: A) Analisar as ações desenvolvidas no âmbito dessa biblioteca escolar no tocante à leitura; B) Apreender opiniões dos Professores com relação às atividades desempenhadas pela biblioteca escolar, bem como no que se refere à sua estrutura física e diversidade e abrangência do acervo; C) Compreender a percepção da comunidade escolar estudada acerca da Lei 12.244/2010 como espaço de pesquisa e troca de conhecimentos. Foi feita uma pesquisa de caráter descritivo. O método utilizado foi o Estudo de Caso. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola da rede pública do município de Caucaia-CE. Os dados foram coletados por meio de observação e entrevistas, sendo a população constituída por Gestores da escola, Colaboradora da biblioteca e Professores. São mostradas as análises e discussões dos dados coletados e finalmente, são apresentadas as considerações finais, onde se percebe que a falta da presença do Bibliotecário é sentida pela comunidade escolar, e que são esperadas melhorias nas bibliotecas diante da intensificação da luta por otimizar o ensino-aprendizagem no país.
Abstract: The context of the school library shows a precarious scenario, especially when it comes to public school libraries. Provisions have been made to improve this situation, but changes have happened slowly, given that first of all there should be an awareness of the value of the school library. Thus, the general aim is to study the social contribution of a school library of the public network of the municipality of Caucaia. The specific aims are: A) To analyze the actions developed in the scope of this school library regarding reading; B) To express the teachers' opinions regarding the activities carried out by the school library, as well as their physical structure and diversity and comprehensiveness of the collection; C) To understand the perception of the studied school community about Law 12.244/2010 as a space for research and knowledge exchange. A descriptive research was carried out. The method used was the Case Study. The field research was conducted at a public school in the municipality of Caucaia-CE. The data were collected through observation and interviews, and the population was made up of School Managers, thi Library Collaborator and Teachers. The analyzes and discussions of the collected data are shown and, finally, the final considerations, where it is perceived that the lack of the presence of the librarian is felt by the school community, and that library improvements are expected in the face of the intensification of the struggle to optimize teaching and learning in the country.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45919
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