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dc.contributor.authorMoreira, Paula Renata Melo-
dc.date.accessioned2019-09-18T14:57:05Z-
dc.date.available2019-09-18T14:57:05Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMOREIRA, Paula Renata Melo. Irmã mais moça de Lindoya? - Leitura e recepção em Iracema, de José de Alencar. IN: SILVA, Fernanda Maria Diniz da; SOUSA, Alexandre Vidal de; SILVA, Fernângela Diniz da; LIMA, Francisco Wellington Rodrigues (orgs.). Percursos da literatura no Ceará. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 241-249.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 420 1011 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45867-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica e Editorapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Séc. XIXpt_BR
dc.subjectLiteratura cearensept_BR
dc.subjectAlencar, José de, 1829-1877. Iracema (Ficção - 1865)pt_BR
dc.subjectÍndios na literaturapt_BR
dc.titleIrmã mais moça de Lindoya? - Leitura e recepção em Iracema, de José de Alencarpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrLeitora tardia de Iracema e apaixonada à primeira leitura, sempre me perguntei, não por que, mas como ler Iracema. Que leituras fazemos desse que é considerado um dos textos de fundação da nossa literatura? Como, a partir dele, pensar o próprio conceito de literatura nacional? O propósito mais direto do presente texto é efetuar uma comparação entre Iracema, de José de Alencar, e O Uraguai, de Basílio da Gama. O interesse primevo de tal comparação não se relaciona exatamente à analogia do enredo, mas aos modos por que foram lidos tais livros na série literária brasileira. [...]pt_BR
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