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dc.contributor.authorAbreu, Maria Lílian Martins de-
dc.date.accessioned2019-09-18T14:51:16Z-
dc.date.available2019-09-18T14:51:16Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationABREU, Maria Lílian Martins de. Crônica: do gênero literário Tupiniquim à Terra da Luz. IN: SILVA, Fernanda Maria Diniz da; SOUSA, Alexandre Vidal de; SILVA, Fernângela Diniz da; LIMA, Francisco Wellington Rodrigues (orgs.). Percursos da literatura no Ceará. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 195-211.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 420 1011 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45864-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica e Editorapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura cearensept_BR
dc.subjectCrônicaspt_BR
dc.subjectLiteratura - Sociedades, etc.pt_BR
dc.titleCrônica: do gênero literário Tupiniquim à Terra da Luzpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrFalar da crônica cearense não é tarefa fácil, mas não por falta de cultores do dileto gênero. Aliás, no Ceará, só o que não falta são bons e numerosos cronistas. Tão grande é a verdade, que os exportamos para o restante do país ao longo dos séculos. Alguns, sem dúvida, chegam a alumiar as letras nacionais com toda a resplandecência característica da Terra da Luz e de seus incontestáveis talentos, reconhecidamente destacados em todo o território brasileiro, e mesmo em países do exterior, como José de Alencar, o consolidador da crônica no Brasil, e Rachel de Queiroz, a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, apenas para citar estes dois importantes cronistas dos séculos XIX, XX e XXI, respectivamente. Por falar em Alencar, não é de estranhar que o estado em que primeiro surgiu uma academia de Letras - a Academia Cearense de Letras, em 1894 - fosse pioneiro também em tantos outros momentos quando o assunto é literatura. Neste sentido, não é por acaso que será o cearense José de Alencar quem cumprirá o papel de consolidar a crônica no país e dar os traços de tropicalidade ao gênero importado da França, distinguindo-o definitivamente da matéria jornalística. [...]pt_BR
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