Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45784
Tipo: Resumo
Título: Produção de hemolisinas e de biofilmes por isolados de aeromonas ssp e plesiomonas shigelloides oriundos da ave silvestre guará (eudocimus ruber) e do seu ambiente.
Autor(es): Magalhães, Fábio Rubens Barbosa
Ocadaque, Chryster Frederick
Pinheiro, Rodrigo Machado
Freitas, Alyne Soares
Maia, Debora Castelo Branco de Souza Collares
Palavras-chave: Hemolisinas;Fatores de virulência;Biofilmes
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MAGALHÂES, Fábio Rubens Barbosa et al. Produção de hemolisinas e de biofilmes por isolados de aeromonas ssp e plesiomonas shigelloides oriundos da ave silvestre guará (eudocimus ruber) e do seu ambiente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Os gêneros Aeromonas e Plesiomonas são componentes da microbiota de animais aquáticos, como crustáceos, peixes e aves, e são considerados patogênicos para seres humanos e outros animais, causando diarréias e infecções de órgãos e de tecidos moles. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a produção de fatores de virulência, como hemolisinas e biofilmes, por 12 isolados de Aeromonas spp. e 10 de P. shigelloides obtidos da cloaca da ave guará (Eudocimus ruber) e da água do recinto desses animais. Para avaliação do padrão de hemólise, os isolados foram inoculados em uma placa de agar sangue e incubados a 37 °C, durante 48h. Em seguida, as cepas foram classificadas em β-hemolíticas (hemólise total), α-hemolíticas (hemólise parcial) e não hemolíticas. Os biofilmes foram preparados em placa de 96 poços contendo caldo BHI acrescido de glicose (1%), utilizando inóculo bacteriano de 2x109 células/mL. As placas foram incubadas a 28 °C ou 37 °C, por 48 h, e avaliadas pela técnica do cristal violeta. No tocante à atividade hemolítica, todos os isolados de Aeromonas spp. foram positivos (7/12 β-hemolíticos e 5/12 α-hemolíticos), enquanto para P. shigelloides, 7/10 isolados foram α-hemolíticos e 3/10 não-hemolíticos. Quanto à produção de biofilme, todas as cepas de Aeromonas spp. produziram biofilmes a 28 °C, enquanto que apenas três P. shigelloides produziram biofilmes. Quando os ensaios foram realizados a 37 °C, 10/12 e 6/10 isolados de Aeromonas spp. e de P. shigelloides produziram biofilmes, respectivamente. Aeromonas spp. apresentou maior (P<0.05) produção de biofilmes que P. shigelloides. Finalmente, guarás e seu ambiente albergam micro-organismos potencialmente patogênicos produtores de fatores de virulência, enfatizando a importância de monitorá-los quanto à presença desses micro-organismos para minimizar os riscos de infecção para essas aves e os seres humanos que lidam com esses animais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45784
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_frbmagalhaes.pdf52,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.