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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAragão, Francisco José Alves de-
dc.contributor.authorBezerra, José Arimatéa Barros-
dc.date.accessioned2019-09-13T18:26:33Z-
dc.date.available2019-09-13T18:26:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAGÃO, Francisco José Alves de; BEZERRA, José Arimatéa Barros. Comida e poder: análise histórica da campanha nacional de alimentação escolar no Ceará (1964-1972). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45778-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectHistória e memóriapt_BR
dc.subjectEducação brasileirapt_BR
dc.titleComida e poder: análise histórica da campanha nacional de alimentação escolar no Ceará (1964-1972)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPesquisa tendo como objeto a CNAE- Campanha Nacional de Alimentação Escolar, no Ceará, entre 1964 e 1972. Período este correspondente às gestões de Pedro Almino de Queiroz e Souza (CEARÁ) e de José Pinto Sombra (SUP. NACIONAL). O objetivo foi analisar histórico-criticamente a CNAE, empreendendo uma interpretação a fim de preencher essa lacuna historiográfica. As fontes históricas foram discursos de jornais da época (968 notícias de jornal) e uma entrevista realizada em abril de 2016 com Pedro Almino de Queiroz e Sousa. Como suportes teórico-metodológicos utilizamos os fundamentos da Análise do Discurso, da História Nova (Nouvelle histoire), da Análise de Conteúdo e da História Oral. A Teoria Crítica deu o suporte teórico-analítico. Identificamos três dimensões temáticas relativas à CNAE no Ceará, naquele momento: 1) discursos sobre a dinâmica administrativo-operacional da Campanha; 2) sobre a dinâmica pedagógica da Campanha e; 3) sobre a dinâmica político-ideológica da Campanha. Após a análise e interpretação dos dados pudemos confirmar que a CNAE no Ceará, no período estudado, não fugiu às regras de condução das políticas públicas daquele momento histórico, reproduzindo práticas e discursos que visavam legitimar aqueles governos militares, tecnocratas, que ao gerenciar os aparelhos estatais com controle rigoroso, almejavam, na realidade, a dominação da sociedade. Pari passu, foram implementadas as ações para a formação de um futuro mercado consumidor e para a instalação da indústria alimentícia em todo o país. Inserir esta temática nas pesquisas educacionais é bastante salutar, uma vez que ainda não há discussão histórico-sistemática acerca do assunto. A maioria das pesquisas dá-se com viés biológico/ nutricional (desenvolvidas por nutricionistas e médicos), o que evidencia o desinteresse dos educadores e pedagogos por tão relevante estudo.pt_BR
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