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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorXavier, Fernando Menezes-
dc.contributor.authorMello, Cassiano dos Reis-
dc.date.accessioned2019-09-13T13:46:55Z-
dc.date.available2019-09-13T13:46:55Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationMELLO, Cassiano dos Reis. Plano de marketing das empresas cearenses do comércio varejista de condicionadores de ar. 2007. 34 f. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45756-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectClientespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectAr condicionadopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titlePlano de marketing das empresas cearenses do comércio varejista de condicionadores de arpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs empresas de serviços e comércio varejista de equipamentos condicionadores de ar do tipo split-system instaladas em Fortaleza – CE são o foco do presente estudo de casos. Realizou-se uma pesquisa de campo para a coleta de dados necessários à definição do cenário do setor e as condições mercadológicas. Durante a análise dos dados, procurou-se verificar as condições necessárias ao sucesso de uma empresa de médio porte, inserida neste mercado em franco crescimento, por meio do posicionamento orientado pelo foco em nichos específicos de mercado. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, que envolveu a opinião de empresários e gestores, escolhidos pela semelhança quanto às dificuldades de adaptação à nova realidade do mercado em que suas empresas encontram-se inseridas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas contendo questões abertas, bem como a observação dos principais problemas comuns. Para a caracterização do contexto mercadológico em que estas empresas atuam, também foram coletadas informações provenientes de entidades e associações atuantes no ramo investigado. Com base no conjunto de informações coletadas, busca-se indicar de forma genérica, sugestões de posicionamento e adaptações que permitam aos gestores uma condução mais racional, inovadora e segura de suas empresas. Para tal, foram sugeridas alternativas de planos de marketing, que, como parte de um planejamento estratégico, representam possibilidades de assegurar a sobrevivência e o crescimento sustentável das organizações investigadas. Os resultados indicam alternativas de especialização focadas em nichos de mercado, no fornecimento de equipamentos e serviços de alto valor agregado. Uma das possibilidades estudadas refere-se ao fornecimento de soluções integradas de utilidades e eletrodomésticos destinados a clientes de alto padrão. Também evidenciou-se como grande oportunidade, a especialização no fornecimento de soluções para a melhoria da eficiência energética de instalações de ar condicionado e refrigeração cuja importância seja vital para a produtividade dos negócios, como clientes do ramo de hotelaria e indústria têxtil. A análise de todo o contexto permitiu identificar a grande necessidade de transformação estrutural e cultural das organizações, principalmente no que se refere à obtenção de uma equipe altamente qualificada e focada no atendimento das necessidades do mercado-alvo.pt_BR
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