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Tipo: TCC
Título: Gestão da inovação
Autor(es): Silva, Joselito Brilhante
Orientador: Cabral, José Ednilson de Oliveira
Palavras-chave: Gestão da inovação;Inovação
Data do documento: 2007
Citação: SILVA, Joselito Brilhante. Gestão da inovação. 2007. 132 f. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2007.
Resumo: A inovação é fator estratégico de sobrevivência e competitividade para empresas e demais organizações. A capacidade de gerar e absorver inovações é elemento-chave da competitividade dinâmica e sustentável. O problema da inovação nas empresas não será resolvido com a modificação dos modelos de gestão empresarial, mas pela influência direta de todos os setores da produção com conseqüências diretas na melhoria da competitividade. A adoção de um modelo de gestão da inovação trará prerrogativas especiais para as empresas desenvolverem competências criativas que contribuirão para inserção de inovações competitivas no mercado. Pela falta de uma gestão da inovação, em princípio, as empresas estariam operando com uma eficiência inferior ao seu potencial, sendo necessário exterminar um modelo arcaico de gestão que prioriza a produção de produtos tradicionais, a burocracia, a verticalidade do organograma e a pouca, ou nenhuma, liberdade de criação e de interação com o mercado. Há, portanto, uma necessidade urgente de se procurar uma mudança organizacional que oportunize aos colaboradores serem fundamentais na pesquisa e no desenvolvimento sendo geradores de inovações. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de gestão da inovação aplicável às empresas e que possa contribuir para o desenvolvimento de produtos inovadores dentro de uma abordagem organizacional, por uma sistematização da literatura revisada sobre cada um dos assuntos envolvidos no modelo de gestão da inovação proposto. Inicialmente são apresentados os conceitos fundamentais de necessário conhecimento para gestão da inovação, tais como: criatividade, invenção, invento, inovação. Na segunda parte são mostrados os problemas relacionados a criação de um ambiente favorável à inovação e as implicações da adoção do modelo de gestão da inovação proposto. Mostra ainda que a gestão da inovação deve estar orientada pelos resultados pretendidos, planejados e pelos objetivos construídos não apenas pelos gestores, mas também pelos colaboradores, parceiros e observações de mercado. Na terceira parte é mostrado que a efetiva aplicação da gestão da inovação é estruturada pelas seguintes atividades: prospecção tecnológica, geração de idéias inovadoras, segurança da informação, formação de equipes inovadoras, pesquisa de mercado, estudo de viabilidade técnica e econômica, elaboração e gestão de projetos, propriedade intelectual, marketing e avaliação de impacto. O modelo proposto, portanto, busca contribuir com as organizações interessadas em aumentar as estratégias, as idéias inovadoras e o desenvolvimento de produtos diferenciados. Necessitando, no entanto, de permanente análise da informação com a finalidade de melhor uso na tomada de decisão. A base do modelo de gestão da inovação pode ser definida em duas etapas: ambiente organizacional e operacionalização da inovação.
Abstract: The innovation is strategic factor of survival and competitiveness for companies and other organizations. The capacity to generate and to absorb innovations is elementkey of the dynamic and maintainable competitiveness. The problem of the innovation in the companies won't be solved with the modification of the models of business administration, but for the direct influence of all of the sections of the production with direct consequences in the improvement of the competitiveness. The adoption of a model of administration of the innovation will bring special prerogatives for the companies develop creative competences that you/they will contribute to insert of competitive innovations in the market. For the lack of an administration of the innovation, in beginning, the companies would be operating with an inferior efficiency to his/her potential, being necessary to exterminate an archaic model of administration that prioritizes the production of traditional products, the bureaucracy, the verticality of the organization chart and the little, or any, creation freedom and of interaction with the market. There is, therefore, an urgent need to seek an organizational change that oportunize to the collaborators to be fundamental in the research and in the development being generating of innovations. Like this, the objective of this work is to propose an administration model of the applicable innovation to the companies and that can contribute to the development of innovative products inside of an organizational approach, for a systemization of the literature revised on each one of the subjects involved in the model of administration of the innovation proposed. Initially the fundamental concepts of necessary knowledge are presented for administration of the innovation, such as: creativity, invention, invention, innovation. In the second it breaks the related problems are shown the creation of a favorable atmosphere to the innovation and the implications of the adoption of the model of administration of the innovation proposed. The work shows although the administration of the innovation should be guided by the intended results, drifted and for the objectives not just built by the managers, but also for the collaborators, partners and market observations. In the third part it is shown that the effective application of the administration of the innovation is structured by the following activities: technological search, generation of innovative ideas, safety of the information, formation of innovative teams, market research, study of technical and economical viability, elaboration and administration of projects, intellectual property, marketing and impact evaluation. The proposed model, therefore, search to contribute with the interested organizations in increasing the strategies, the innovative ideas and the development of differentiated products. Needing, however, of permanent analysis of the information with the purpose of better use in the socket of decision. The base of the model of administration of the innovation can be defined in two stages: adapt organizational and operation of the innovation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45698
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