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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45664
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Diógenes, Glória Maria dos Santos | - |
dc.contributor.author | Benevides, Márcio Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T13:51:55Z | - |
dc.date.available | 2019-09-11T13:51:55Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45664 | - |
dc.description | BENEVIDES, Márcio Fonseca. Música além da música: uma etnocartografia dos afetos e das coletividades na cena rock de Fortaleza-CE. 2019. 349f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present thesis has established sociological links between rock music, its affections and its collectivities in Fortaleza, Ceará (Brazil). Through the methodological experiment of ethnocartography and insider approach, it investigated how a musical passion owes a profusion of actors and social networks. 563 original bands shared the desire to make rock reverberate at events (concerts, festivals, tours). Thus, since the late 1980s, cultural production collectives have emerged with unique goals (political, commercial, and playful) and methods (of organization, promotion, and negotiation), which I have called “rockollectives”: groups that view rock as a collective action. Cooperating, but also competing and conflicting, rockers (re) signify their existence and expectations in metropolitan polyphony and on the Internet, where rockollectives orchestrate exchanges of affects, signs and artifacts. The objective was to understand how rock engenders what the interlocutors called “independent scene”, unveiling its logistic backstage by its interdependencies. For this, speeches, images and sounds of the most long-lived and influential rock music of Fortaleza, the Ceará’s Cultural Association for Rock (ACR). An interdisciplinary arrangement was played to interpret the affects (psychosocial effects on subjectivities) at stake. The theoretical framework includes sociologists/musicians such as Becker and Hennion, as well as musical thinkers such as Deleuze and Wisnik. The investigation’s results reflect data collected between 2014 and 2018 by techniques such as participant observation, observant participation, interview and field diary. They captured power relations, actors and territories that govern the affectivities and sociabilities of the Fortaleza’s rock scene. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Múcica rock | pt_BR |
dc.subject | Afetos | pt_BR |
dc.subject | Coletividades | pt_BR |
dc.title | Música além da música: uma etnocartografia dos afetos e das coletividades na cena rock de Fortaleza- CE | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente tese estabeleceu nexos sociológicos entre a música rock, seus afetos e suas coletividades em Fortaleza, Ceará. Pelo experimento metodológico da etnocartografia e em abordagem insider, investigou-se como uma paixão musical devém uma profusão de atores e de redes sociais. 563 bandas originais partilharam o desejo de fazer o rock reverberar em eventos (shows, festivais, turnês). Assim, desde o final dos anos 1980, surgem coletivos de produção cultural com metas (políticas, comerciais e lúdicas) e métodos (de organização, promoção e negociação) singulares, que chamei de “rockoletivos”: grupos que encaram o rock como uma ação coletiva. Cooperando, mas também competindo e conflitando, os roqueiros (re) significam suas existências e expectativas na polifonia metropolitana e na internet, onde os rockoletivos orquestram intercâmbios de afetos, signos e artefatos. Objetivou-se compreender como o rock engendra o que os interlocutores chamaram de “cena independente”, descortinando seus bastidores logísticos pelas suas interdependências. Para tal registraram-se discursos, imagens e sons do rockoletivo mais longevo e influente de Fortaleza, a Associação Cultural Cearense do Rock (ACR). Um arranjo interdisciplinar foi tocado para interpretar os afetos (efeitos psicossociais incidentes nas subjetividades) em jogo. No aporte teórico constam sociólogos/músicos, como Becker e Hennion, assim como pensadores musicais, como Deleuze e Wisnik. Os resultados da pesquisa refletem dados coligidos entre 2014 e 2018, por técnicas como observação participante, participação observante, entrevista e diário de campo. Estas captaram relações de poder, atores e territórios que regem as afetividades e sociabilidades da cena roqueira fortalezense. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Teses defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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