Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGalindo Neto, Nelson Miguel-
dc.contributor.authorÁfio, Aline Cruz Esmeraldo-
dc.contributor.authorLeite, Sarah de Sá-
dc.contributor.authorSilva, Máguida Gomes da-
dc.contributor.authorPagliuca, Lorita Marlena Freitag-
dc.contributor.authorCaetano, Joselany Áfio-
dc.date.accessioned2019-09-10T15:18:11Z-
dc.date.available2019-09-10T15:18:11Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.citationGALINDO NETO, Nelson Miguel et al. Tecnologias para educação em saúde de surdos: revisão integrativa. Texto contexto - enferm., Floianópolis, v. 28, e20180221, jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1980-265X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45636-
dc.description.abstractObjective: investigate the scientific evidence on the technologies that are used for health education for deaf people. Method: integrative review carried out in October 2017, with the publications of the last 15 years, in the databases MEDLINE/PubMed, CINAHL, LILACS via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Web of Science and Scopus. Results: we found 3367 articles, of which 19 were included in the study. The predominant type of technology was video, present in ten studies and computerized technologies, such as web sites and online courses, in four studies. The topic most approached by the technologies was cancer, in ten studies and oral health in three. Two articles were methodological, in 17 the application of the technology with deaf occurred and in 16 of these the efficacy and/or viability for health education was proven. Conclusion: educational technologies are mostly videos that are comprehensible to deaf people and effective for use in health education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTexto & Contexto - Enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectMateriais de Ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectRecursos Audiovisuaispt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiência Auditivapt_BR
dc.titleTecnologias para educação em saúde de surdos: revisão integrativapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: investigar as evidências científicas acerca das tecnologias que são utilizadas para educação em saúde de pessoas surdas. Método: revisão integrativa realizada em outubro de 2017, com as publicações dos últimos 15 anos, nas bases de dados MEDLINE/PubMed, CINAHL, LILACS via Biblioteca Virtual em Saúde, Web of Science e Scopus. Resultados: foram encontrados 3367 artigos, dos quais 19 foram incluídos no estudo. O tipo de tecnologia predominante foi o vídeo, presente em dez estudos e as tecnologias computadorizadas, como sites e cursos online, em quatro estudos. O tema mais abordado pelas tecnologias foi o câncer, em dez estudos e a saúde bucal em três. Dois artigos eram metodológicos, em 17 ocorreu a aplicação da tecnologia com surdos e, em 16 desses foi comprovada a eficácia e/ou viabilidade para educação em saúde. Conclusão: as tecnologias educativas são, em sua maioria, vídeos que se mostram compreensíveis pelas pessoas surdas e eficazes para serem utilizados na educação em saúde.pt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo: investigar las evidencias científicas sobre las tecnologías que se utilizan para una educación en salud de personas sordas. Método: revisión integradora realizada en octubre de 2017, a partir de las publicaciones de los últimos 15 años en las bases de datos MEDLINE/PubMed, CINAHL, LILACS a través de la Biblioteca Virtual en Salud, Web of Science y Scopus. Resultados: se encontraron 3367 artículos, de los cuales 19 han sido incluidos en el estudio. El tipo de tecnologías predominantes han sido el video, que estuvo presente en diez estudios, y las tecnologías computadorizadas, como sitios web y cursos on-line, en cuatro estudios. Las temáticas más abordadas por las tecnologías fueron el cáncer, en diez estudios, y la salud bucal, en tres estudios. Dos artículos eran metodológicos, en 17 se implementó la tecnología con sordos, y en 16 de estos se pudo comprobar la eficacia y/o viabilidad para la educación en salud. Conclusión: Las tecnologías educativas son, en su mayoría, videos que las personas sordas pueden comprender y eficaces para utilizarse en la educación en salud.pt_BR
dc.title.enTechnologies for health education for the deaf: integrative reviewpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_nmgneto.pdf478,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.